Por Rita Branco
Hoje quem vai nos contar o que anda comendo pelo Porto é a querida Rita Branco autora do blog O Porto Encanta.
A Rita é uma apaixonada pela cidade onde mora desde 2005 e garante que não podemos de deixar de conhecer o curioso prato que fez fama na cidade, a Francesinha.
Com vocês, A Francesinha do Porto:
O Porto é uma cidade gastronômica. Além do conhecido vinho do Porto, a cidade é preparada para receber os maiores comilões do mundo.
Ninguém fica indiferente com a variedade gastronômica do Porto, principalmente porque tem uma oferta que vai desde os mais simples até os restaurantes estrelados. E consegue ter uma oferta de pratos típicos de várias regiões portuguesas.
Mas os pratos típicos do Porto são: as Tripas à moda do Porto (igual à dobradinha brasileira), o Bacalhau à Gomes de Sá e a famosa Francesinha.
Dizem que quem vem ao Porto e não come uma Francesinha é o mesmo que ir à Roma e não conhecer o Papa.
A sua história é a seguinte: um português aqui da região do Porto, foi trabalhar na França, na década de 1960 e lá ele conheceu, e comeu muito o tal do "croque monsieur", que é uma espécie de misto quente brasileiro. Mas para um bom portuga, aquele lanche era muito "sem graça" e ele resolveu "valorizar" o sanduíche. Acrescentou algumas carnes, mais queijo, ovo, inventou um molho especialíssimo e muito picante para jogar por cima, e como se não bastasse, vem acompanhada de batata frita.
Quando ele retornou a Portugal, foi trabalhar num restaurante no centro do Porto e pediu autorização para o patrão para confeccionar esta sua invenção para os clientes do restaurante. Ainda bem que o patrão autorizou, porque hoje podemos saborear este maravilhoso lanche no prato, ótimo para quem precisa repor as calorias perdidas depois de andar muito pelas subidas e descidas do Porto
Outra curiosidade, é o autor do prato chamar a sua invenção de Francesinha, em homenagem à mulher francesa, que segundo ele: é quente, úmida e picante...
A melhor é a original, mas hoje já existem versões de frutos do mar, vegetariana e outras.
Os meu locais preferidos para comer uma boa Francesinha são o Bufete Fase na Rua de Santa Catarina. o Café Santiago na Rua de Passos Manuel e o Requinte em Matosinhos.
Mas a Francesinha está por todos os restaurantes da cidade. É obrigatório conhecer.