Não basta somente pesquisar o que comer durantes as viagens. Precisamos do aval gastronomico de quem mora mundo afora.
É por isso que criamos a série “comilões pelo mundo”.
A cada semana um convidado que mora no exterior nos falará sobre um prato típico da cidade onde ele mora e ainda e um lugar para come-lo.
Hoje é a querida Isa Discacciati– autora do blog Italia per amore- que vai nos contar sobre o Tiramissú, um prato típico de Treviso,cidade onde ela mora na Italia.
A riqueza da Itália para além da arte e da história, vem também das enormes diferenças entre suas 20 regiões. O Vêneto, lugar que escolhi para viver, tem uma tradição gastronômica extremamente ligada à terra. Os camponeses semeavam, criavam animais, plantavam as uvas e comemoravam com alegria em família a colheita, agradecendo à mãe natureza por meio das tradições populares.
Foto Adriane Raduenz
Treviso tem uma forte tradição na gastronomia com produtos típicos que crescem no território como radicchio, aspargos, prosecco, além de pratos típicos que sobrevivem por anos e atravessam gerações. Um dos meus preferidos porém, é relativamente novo se levamos em consideração tantos anos de tradição culinária.
Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar
O tiramisù, famoso doce italiano que conquistou o mundo, foi inventado exatamente em Treviso, em 1962. A inspiração foi na zuppa inglese, outro doce italiano muito antigo e frequentemente servido nos restaurantes e como sabor de sorvete. O responsável pela invenção do Tiramisù foi o confeiteiro Loly Linguanotto, do restaurante Le Beccherie. A invenção foi citada pela primeira vez em 1981, pelo respeitado Giuseppe Maffioli, autor de revistas e livros de receitas. Apesar disso, a origem do doce é contestada por várias outras regiões da Itália.
Reserve seu hotel AQUI pelo Booking.com
A receita original prevê os seguintes ingredientes: ovos, açúcar, café, mascarpone, cacau e biscoitos savoiardi. O restaurante Le Beccherie fica no centro de Treviso. Hoje, reformado e moderno oferece pratos típicos da culinária trevisana revisitados, mas o tiramisù, seu carro chefe ainda é o mais forte do cardápio. Existe a versão original, minha preferida, e a desconstruída, que utiliza os mesmos ingredientes, porém montados de forma diversa.
Agora, com vocês, a receita original do tiramisù:
6 gemas de ovos
500 gramas de açúcar
500 gramas de mascarpone
1/2 litro de café sem açúcar e bem forte
biscoitos savoiardi (umas 30 unidades)
cacau em pó
Bater as gemas com na batedeira unindo o açúcar aos poucos até obter uma espuma. Incorpore o mascarpone com delicadeza até obter um creme denso.
Afogue os biscoitos no café a temperatura ambiente um a um (não devem ficar muito moles). Crie uma primeira camada de biscoitos, cubra com o creme e proceda desta maneira até terminar os ingredientes. Coloque na geladeira por pelo menos 2 oras. Antes de servir, polvilhe em cima o cacau amargo.