Quantcast
Channel: Comer e coçar é só começar!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 128

Comilões pelo Mundo – Cannolo e Arancino da Sicilia

$
0
0

Por Patricia Kalil

Essa semana convidei a querida Patricia Kalil do blog Descobrindo a Sicilia para contar pra gente quais as suas delícias preferidas nesta ilha linda, quente e de pratos memoráveis.

 

Quando alguém me pergunta quais meus pratos preferidos na Sicília, realmente consegue me colocar em difilcudade. Seria capaz de definir um inteiro cardápio de pratos sicilianos preferidos, da entrada à sobremesa.

O fato é que a Sicília é uma região imensa e sua culinária é milenar, por isso a enorme variedade de opções faz com que o viajante nunca coma mal: há pratos para todos os tipos de dietas e paladares!

Mas vamos ao que interessa, decidi falar de duas iguarias que têm se tornado muito populares no Brasil: o cannolo e o arancino.

O cannolo

Cannolo da Pasticceria Roberto

 Foto: Patricia Kalil

O cannolo (assim escrito, com dois ‘n’ e um ‘l’) é uma especialidade típica siciliana e já era um doce conhecido na época do Império Romano, visto que foi citado por Cicerone em um de seus diários. Trata-se de uma massa modelada em forma de tubo, dura e frita, recheada tradicionalmente com creme de ricota (na Sicília, rigorosamente ricota de ovelha) e pedacinhos de chocolate.

O doce é chamado assim porque inicialmente a massa era modelada com a ajuda de varas provenientes de uma planta típica da área do Mediterrâneo, a “canna di fiume”, cujos ramos têm forma de tubo e são ocos. Hoje em dia os cannoli são modelados com a ajuda de formas específicas, uns tubos de aço que aqui é fácil encontrar em qualquer loja de artigos para casa e cozinha.

Os melhores cannoli que você poderá comer na Sicília são aqueles recheados na hora (a massa amolece depois de alguns minutos em contato com o creme), independentemente da cidade onde você estiver.

De qualquer maneira, um lugar que produz excelentes cannolié o Laboratorio Pasticceria Roberto, em Taormina, apelidado de “O Mago dos Cannoli”.

Os doces feitos por Roberto são uma delícia, sempre frescos e recheados na hora em modo artesanal. O lugar não é uma mega confeitaria, mas apenas um pequeno laboratório de produção de doces, de poucos tipos, mas todos de altíssima qualidade.

O arancino

A primeira vez que vi um arancino em uma vitrine de uma rotisseria siciliana, jurava que era uma coxinha. Isso porque o salgado quase sempre tem a mesma forma da nossa amada coxinha brasileira.

Quer dizer, o arancino produzido no leste da Sicília, já que aqueles de Palermo são redondos!

Arancini

 Foto: Patricia Kalil

Explico melhor. Praticamente o arancinoé alvo de eternas discussões entre aqueles que defendem a teoria que o nome correto é Arancina e teria forma rigorosamente redonda como uma laranja (já que o nome derivaria da palavra ‘arancia’, laranja em italiano) e aqueles que dizem que o Arancino é macho e deve ter forma de cone, lembrando o vulcão Etna.

Bem, redondo ou cônico, o arancino(a)é um bolinho de risotto, temperado com açafrão, frito e recheado. O recheio usado tradicionalmente é o ragù de carne, mas hoje em dia existem versões com os mais variados recheios, inclusive vegetarianos, como aquele de ricota e espinafre.

A história diz que o arancino teria nascido durante o período que a Sicília era dominada pelos árabes, quando, durante os banquetes, era disposto no centro da mesa um enorme prato de arroz temperado com açafrão, carnes e verduras. Parece que o rei Frederico II da Sicília amava tanto esse prato que queria tê-lo sempre à disposição durante as suas viagens, surgindo assim a necessidade de elaborar uma versão mais simples de transportar. Foi aí que alguém decidiu modelar o arroz em grandes bolas e fritá-los. Um gênio.

Um dos meus lugares preferidos para comer o Arancino é o Bar Savia em Catania. Eles produzem uma quantidade inimaginável de arancini todos os dias, portanto estão sempre frescos. A casquinha é crocante, o recheio muito saboroso (sou tradicional e peço sempre o de carne) e o queijo que derrete, formando um puxa-puxa. Indescritível.

Se, no entanto, você se encontra na capital da Sicília, Palermo, lembre-se de pedir uma ArancinA, no feminino. Um lugar que costumo frequentar é o KePalle Arancine d’Autore, uma espécie de “arancineria” gourmet que propõe cerca de 40 tipos de recheio, entre tradicionais, veganos e até versões doces, como aquele com recheio de Nutella.

Os arancini sicilianos são geralmente bem grandes e são uma ótima opção de refeição rápida.

Não deixe de vir para a Sicília e não saborear uma dessas delícias. Tenho certeza que serão momentos de inesquecível prazer gastronômico!

Endereços dos lugares que citei:

Laboratorio Pasticceria Roberto - Via Calapitrulli, 9, Taormina

Bar Pasticceria Savia– Via Etnea, 302/304, Catania

Ke Palle – Via Maqueda, 270, Palermo


Viewing all articles
Browse latest Browse all 128