Escrito por Dani Bispo
Quando se pensa em comida Italiana, automaticamente pensamos em pizza e macarrão certo?
O que muita gente não sabe é que muitas das sobremesas consumidas por aqui tem origem lá no país da bota.
Certamente os doces italianos, salvo algumas exceções, levam bem menos açúcar que os nossos brasileiros. Mas garanto que não são menos gostosos.
Este post é para deixar todo mundo salivando você saber o que pedir depois daquela refeição italiana nada calórica. Afinal, quem está na chuva, mergulha!
1- Tiramissù– O mais famoso doce Italiano. Consiste em camadas de biscoitos savoiardi embebidos em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo.
Onde Comer? No lugar onde ele nasceu, o restaurante Le Becchierie em Treviso.
2- Panna Cotta– É uma espécie de pudim feito de nata de leite, açúcar, gelatina e canela. É coberto por uma calda de frutas vermelhas.
Para mim a segunda sobremesa mais encontrada nos cardápios dos restaurantes. Notei que em quase todos ela aparece logo abaixo do Tiramissù.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Onde comer?Por ser uma sobremesa típica da Região de Piemonte, acredito que Turim seja o melhor lugar para come-la.
Nós comemos no Cesare al Casaletto em Roma.
3 – Cannoli– Esse é um famoso doce Siciliano composto por um canudo de biscoito e recheado com creme de ricota de ovelha e frutas cristalizadas (ou pedaços de chocolate).
Existem vários outros tipos de creme para o recheio tais como chocolate, pistache e até onde a imaginação da doceira permitir.
Reserve seu hotel AQUI pelo Booking.com
Adoro o recheio tradicional que ainda recebe uma “farofinha” de pistache ou laranja cristalizada na ponta.
Onde comer? Em Palermo na Sicilia, onde nasceu esse doce. Se você não vai até lá te aconselho a pasticceria I dolci di Nonna Vicenza em Roma, Milão, Bolonha e Catania.
4- Profiteroles– Criada na França por um chef italiano são pequenas mini-bombas feitas de massa choux recheadas de creme ou sorvete e cobertas com calda de chocolate;
Não é tão popular assim na Itália. Vi muito menos nos cardápios que os outros doces acima citados.
Onde comer?A minha eu comi na Gelateria dei Neri em Florença, que aliás serve doces maravilhosos.
5-Zuppa inglese– Um doce feito com pão de ló molhado com licor alchermes (um licor a base de canela, cravo e cardomo), e recheado creme confeiteiro ou mascarpone e chocolate amargo. Simplesmente uma delícia.
Compete com o Tiramissù por um lugar no meu coração.
Onde comer? É um doce típico da Emilia Romagna.
Em Bologna comemos um delicioso no Ristorante e Pizzeria Victoria.
6- Panetone – Dispensa apresentações. É um pão doce tradicionalmente recheado com frutas cristaliazadas. No entanto hoje em dia os recheios vão até onde sua imaginação mandar.
É consumido como sobremesa em muitas casas, às vezes acompanhado de uma bola de gelato.
Onde comer? É um doce típico milanês sendo assim as padarias dessa cidade o fabricam e vendem o ano inteiro.
Fonte: giallozafferano.it
7- Torta della nonna - Torta da vovó é um bolo delicado típico da Ligúria, mas também muito difundido na Toscana. É composto por um envelope de massa frola recheada com delicioso de creme confeiteiro e coberta com pinoli e açúcar.
Onde Comer? Por toda Itália você encontra essa torta mas acredito que Genova seja o melhor loccal para comer essa delícia.
8- Cassata siciliana - A cassata é um bolo feito com pão de ló e ricota doce, amêndoas e frutas cristalizadas (pode ser chocolate também). Uma delícia!!
Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar
Onde Comer? É um doce típico da Sicilia mas muito dinfudido em todo centro sul da Itália. O nosso comemos na pasticceria I dolci di Nonna Vicenza em Roma.
9- Gelato – O famoso sorvete Italiano feito com leite, creme de leite, frutas e açúcar. Um
bom gelato artesanal não leva corantes nem conservantes.
Eu já expliquei nesse post aqui como identificar o verdadeiro gelato artesanal.
Onde Comer? Em qualquer esquina, em qualquer época do ano.
10- Torrone –é um doce consumido na época do natal. É feito com clara de ovo, mel e açúcar, recheado com amêndoas, nozes ou avelãs tostadas; frequentemente coberta com duas camadas de um biscoito fininho chamado ostia (sim aquele da comunhão). Eles ainda podem ser cobertos de chocolate.
Na Itália existem dois tipos de torrones, um mole (morbido) que é aquele que conhecemos aqui e um duro no qual que você corre o risco de ficar banguelo se tentar morder.
Onde Comprar? à venda nos supermercados.