Quantcast
Channel: Comer e coçar é só começar!
Viewing all 128 articles
Browse latest View live

O que comer em Londres-Introdução às Comidas Típicas Inglesas

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Engana-se quem acha que comida típica inglesa se resume ao fish and chips.

A cozinha britânica tem qualidades próprias mas também muitas influências externas devido à dois fatores: emigração e importação de ingredientes de lugares como a América do Norte, China e Índia.

As refeições tradicionais são simples e as receitas são baseadas em ingredientes naturais como por exemplo pão e queijo, carnes assadas e cozidas, tortas, legumes cozidos, caldos, e peixes de água doce e salgada.

DSC04915

Eu sei que em Londres tem restaurantes maravilhosos, das mais variadas culinárias, mas acho que como todo “bom turista” temos que dar uma chance à comida local.

O que você deve saber antes de encarar a cozinha inglesa?

- Pudding não é necessariamente pudim.

- Eles amam um pub e muitos deles servem comidas boas a bons preços.

 

Breakfast (Café da Manhã)

images

Crédito foto: aqui

O tradicional café da manhã inglês é na verdade uma verdadeira refeição.

Os principais pratos que vão à mesa são: Bacon, ovos fritos ou mexidos, tomates fritos ou grelhados, cogumelos fritos, pão frito ou torradas com manteiga, salsichas e feijão. Geralmente servido com uma caneca de chá ou café.

Mas os britânicos não consomem essa bomba calórica diariamente. Torradas com manteiga, geleias, ovos cozidos ou fritos, sucos e também cereais com leite são muito apreciados.

640px-Jáhlová_kaše+ Porridge: papa de aveia consumida com leite frio ou nata e pode ser acompanhado por doces de frutas. Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

Lunch/Dinner (almoço/jantar)

Appetizers (Entradas ou aperitivos)/ Sides (acompanhamentos)

11+ Black Pudding: Linguiça feita com o sangue cozido ou sangue seco do porco. Pode ser consumida também no café da manhã

Crédito foto: aqui

 

 

 

Angela-Hartnetts-bubble-a-009+ Bubble and Squeak: São bolinhos de massa de batata e legumes. Pode levar carne também. É consumido com assados e picles. 

Crédito foto: aqui

 

 

2 - keevil and keevil - smithfield market - cumberland - six slice+ Cumberland Sausage: É uma linguiça feita com carne de porco, pimentas preta e branca e algumas ervas aromáticas. A diferença para as linguiças comuns é que a carne de porco é colocada em pedaços e não triturada o que confere a mesma uma textura diferenciada.

Crédito foto: aqui

 

deer 12107+ English Crumpet: É um bolinho salgado de massa muito semelhante a panqueca. São comidos quentes, puros ou com manteiga. Pode ser comidos com queijo, mel, geleia, presunto etc.

Crédito foto: aqui

 

 

 


mh_1016_hash_browns_hd+ Hash Browns: Posso dizer que pela descrição da preparação que andei lendo, é uma espécie da batata rostie que conhecemos aqui no Brasil.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

DSC05001+ Mushy Peas: Purê de ervilhas. Muito consumido como acompanhamento de fish and chips. 

 

 

 

 

 

ploughmans+ Ploughman's Lunch:É um lanche ou refeição fria composto por queijo, presunto cozido, picles, pão e manteiga. Muitas vezes comido em forma de sanduíche. É muitas vezes acompanhado por uma salada verde; outras adições comuns são metade de uma maçã, uvas, aipo, cebola em conserva, patê, batatas fritas, em cubos cozidos ovo ou beterraba.

Crédito foto: aqui

 

porkchicharron+ Pork rind: Torresmo.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

steak___kidney_pie+ Steak and Kidney Pie: Famosa torta de massa folheada recheada com um molho espesso e pedaços de carne de vaca e rim.  Dizem ser ótima para comer nos pubs acompanhada de cerveja.

Crédito foto: aqui

 

 

steak-kidney-pudding+ Steak and Kidney Pudding: outra torta de carne de vaca e rim. Mas não confundir com Kidney Pie, pois as massas são diferentes. Esta é feita com uma massa “gorda” e tem molho espesso.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

toadinthehole+ Toad in The Hole:É um prato que consiste em linguiças em uma massa, geralmente de Yorkshire Pudding.

Crédito foto: aqui

 

 

 

223165-20120926-british-bites-welsh-rarebit-roasted-tomatoes+ Welsh Rarebit ou Rarebit: Molho feito de uma mistura de queijo e manteiga sobre pão torrado. Servido como entrada quente. Pode levar um ovo com gema mole ou tomate por cima.

Crédito foto: aqui

 

 

Yorkshire-First+ Yorkshire Pudding:É uma tortinha feita com uma massa que leva ovos, farinha de trigo, leite, banha e sal.  Muito consumida para acompanhar o Roast beef.

Crédito foto: aqui

 

 

Soups (Sopas) 

onion soup+ English Onion Soup: Diferente da sopa de cebola francesa, esta é mais suave, mais cremoso e muito simples de preparar. Os ingredientes são cebolas, aipo, manteiga, farinha, leite, caldo de galinha, pimenta, noz-moscada, salsa. Há também uma versão vegetariana da sopa, onde o caldo de galinha é substituído por caldo de legumes. Quando servido, a sopa é decorada com pedaços de pão cortados e ervas (às vezes louro). Às vezes o queijo cheddar pode ser adicionado à sopa.

Crédito foto: aqui

PC090299-600x514+ London particular ou Pea and ham Soup: A sopa é feita de ervilhas secas, bacon e presunto e tradicionalmente servida com croutons.

Crédito foto: aqui

 

 

 

20130220-240799-british-bites-mulligatawny-soup-edit+ Mulligatawny Soup:É uma sopa da comunidade anglo-indiana. PICANTE, ela é feita com é feita com carne de frango, de boi ou de cordeiro. Em seus ingredientes levam vários vegetais como lentilhas, cenoura e até maçã. Além de curry e especiarias. O prato é muitas vezes engrossado com arroz. 

Crédito foto: aqui

 

phpThumb_generated_thumbnailjpg+ Oxtail Soup: Sopa feita de rabo de boi, tomate, batatas, feijão verde, milho, alho e ervas e especiarias.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Salads (Saladas) 

640px-Bowl'o'Coleslaw_modified+ Britannic Coleslaw: Uma salada que leva entre os seus ingredientes de base maçãs, polvilhadas com o suco de limão, além de repolho, cenoura, cebola, queijo e salsa. O prato é regado com uma deliciosa mistura de creme de leite, o leite e molho inglês. É muito consumido na Escócia.

Crédito foto: aqui

 

7091409537_6ee216810b+ Coronation Chicken:É uma combinação de frango pré-cozido e passas, ervas e especiarias, mais um molho cremoso à base de maionese. Pode ser comido como uma salada ou usado para preencher sanduíches.

Crédito foto: aqui

 

 

Main courses (Pratos Principais) 

5222125925_7cd7e59aed+ Bangers and Mash: Salsichas com purê de batatas (ou ervilhas) e molho de cebolas. Em lugares baratos é servida com ingredientes industrializados ou em lugares mais sofisticados com produtos de qualidade. As salsichas mais comuns são de porco, de porco com maçã, salsicha de Lincolnshire (produzida com condimento à base de ervaso) ou a salsicha de Cumberland (sabotempero apimentado).

Crédito foto: aqui

resizer.aspx+ Beef Cobbler:é um prato inverno britânico feito de carne picada, legumes, ervas, manteiga, queijo e farinha utilizada na preparação da massa crocante que vai por cima de tudo.

Crédito foto: aqui

 

7722323892_7e34aa2a83+ Chicken Tikka Masala: É um prato que pode ter sido iventado por algum indiano. Consiste em frango e especiarias preparados como um ensopado, com molho bem cremoso e picante. É muito popular em toda Inglaterra.

Crédito foto: aqui

 

 

cutting-corned-beef+ Corned Beef:É uma carne curada na salmoura (com pedaços sal rosa) e cozimento em vinagre em fogo lento.

Crédito foto: aqui

 

 

 

46279967_2b6cb3e03d+ Cornish Pasty: É uma espécie de pastel de forno que os ingredientes do recheio inclui  carne picada, cebola, batata e nabo em pedaços, juntamente com algum tempero apimentado-leve. É um produto com selo de qualidade Protected Geographical Indication (PGI) similar o IGP da Itália.

Crédito foto: aqui

 

Saiba tudo sobre os selos de qualidade dos produtos Italianos

Devilled_kidneys+ Devilled kidneys: Rins de cordeiro cozido em um molho temperado conhecido como em "devilling". Esse molho consiste em uma mistura de molho worcestershire (ou molho inglês), mostarda inglesa em pó, manteiga, pimenta, sal e pimenta preta. Pode levar curry.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

6a00d83451be7269e200e54f22e7698834-800wi+ Faggot: Almondegas feitas de coração, fígado e carne de barriga de porco ou bacon picado, com ervas para aromatizar e às vezes migalhas de pão.

 Crédito foto: aqui

 

 

 

fishermans-pieFP+ Fish Pie: (Fisherman Pie): Tradicional bolo salgado recheado de peixe branco, molho bechamel (às vezes legumes e cogumelos), purê de batatas e gratinado.

Crédito foto: aqui

 

 

product_100_2+ Gammon Steak:É perna do porco curada. Pode ou não pode ser defumado. Como o bacon, precisa ser cozido antes de ser consumido. Pode ser servido como um assado,  como bifes ou fatias acompanhado de ovos, vegetais, ervilhas e até uma fatia de abacaxi.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Índice+ Jacket Potato: Batata recheada. Saca batata inglesa? A própria.

Crédito foto: aqui

 

 

 

800px-Jellied_Eels_Manze_Tower_Bridge_Rd_Oct08+ Jellied Eels: Enguias cortadas e cozidas em caldo temperado com noz-moscada e sumo de limão. Cada restaurante ou vendedor de rua tem uma receita diferente para este prato, mas o que se altera é a escolha de ervas e especiarias usadas para dar sabor. São normalmente acompanhadas de tortas ou purês e vinagre de pimenta.

Crédito foto: aqui

 

9235133952_0e9ca899b6+ Kedgeree:É um prato de origem indiana. Consiste arroz, curry, em hadock defumado, ovos cozidos e salsa fresca.

Crédito foto: aqui

 

 

 

lancashire_hotpot+ Lancashire Hotpot: Prato típico do Norte da Inglaterra consiste em cordeiro assado em fogo baixo e coberto de fatias de batatas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

800px-Pie_mash_and_liquor_Manze_Bermondsey+Pie and Mash: Torta de carne com purê de batatas acompanhado de um molho verde que póde ser feito de salsa ou ervilhas.

Crédito foto: aqui 

 

 

 

 

Roast Beef Dinner+ Sunday Roast Beef: É literalmente uma carne assada. Prato muito popular, geralmente servido aos domingos acompanhada de molhos (às vezes mostarda), legumes e Yorkshire pudding (ver em acompanhamentos). O mais famoso prato típico inglês depois de fish and chips.

Crédito foto: aqui

 


scouse+ Scouse: Um ensopado de batatas, cenouras, cebolas e carne de cordeiro (ou carneiro).  A variante blind scouse não contém carne.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

shepherds-pie1+ Shepherd’s Pie: Torta de carne moída e purê de batatas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

IMG_6219+ Stilton and Walnut Pie: Um prato para vegetarianos. Torta de nozes e queijo azul inglês.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 


royal-roast-400x300+ Royal roast ou "three-bird roast" ou turducken:é um prato que consiste de um peru desossado recheado em um pato desossado, que por sua vez é recheado com um frango desossado.

Crédito foto: aqui

 

 

 

beef-wellington_w725_h544+ Wellington Beef  - Bife de filé envolto em patê fois gras e duxelles (cogumelos) e depois em uma massa que pode ser folheada.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

Desserts (sobremesas e doces) 

800px-Apple_pie+ Apple Pie: torta de maçã. É uma sobremesa muito apreciada.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

classicbanoffeepie_lg+ Banoffee Pie: Bananas, creme e caramelo e doce de leite, em uma massa de pastelaria ou feita de biscoitos esfarelado e manteiga. Algumas versões da receita também incluem chocolate, café, ou ambos.

Crédito foto: aqui

 

 

 

640px-Lyons_battenberg_cake+ Battenberg Cake: Bolo feito com massa de pão de ló, recheado com geleia de damasco e coberto com pasta de amêndoa. Existem variantes de bolo de coco e limão.

Crédito foto: aqui

 

 

 

christmas_dessert+ Christmas Pudding: Tradicional bolo inglês de natal composto de muitas frutas secas mantidas juntas por ovo e gordura, às vezes, umedecidos por melado e aromatizado com canela, noz-moscada, cravo, gengibre e outras especiarias. É envelhecido por um mês ou até um ano; o elevado teor de álcool impede que se estrague durante este tempo.

Crédito foto: aqui

mla102400_0407_crumble_xl+ Crumble: compota de frutas cobertas com uma mistura “esfarelenta” de manteiga, farinha e açúcar e assado até que a cobertura fique crocante. Pode ser servido com chantily, nata ou sorvete.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 


436054134_2155c8fb1e+ Custard tart: (Egg Custard tart): Pastel de natas. Na verdade seria uma tortinha de massa e creme de ovos.

Crédito foto: aqui

 

 

 

6971772442_5273941f9d+ Eccles cake:  É um doce feito com feito de massa folhada com manteiga coberta com açúcar demerara e recheado com passas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

St. John Bread & Wine: Eton Mess+ Eton Mess: tradicional doce que consiste uma mistura de morangos, merengue (ou suspiros) e creme de leite (ou iogurte).

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

640px-Flapjack_tray+ Flapjack: Doce feito feita a partir de flocos de aveia, manteiga, açúcar mascavo e xarope de ouro (um tipo de melado). Saca barrinha de cereal? Acho que é tipo isso.

Crédito foto: aqui

 

 

flickr-2351862710-original+ Hot Cross Buns: Pãozinho da cruz (consumido na sexta feira santa). Ele contêm passas/passas amarelas, especiarias como canela, noz moscada e cravos.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Jaffa_cake+ Jaffa Cakes: Biscoitos feitos com massa, recheio de geleia de laranja e cobertura de chocolate.Tem várias marcas industrializadas.

Crédito foto: aqui

 

3474_3_500325_A1+ Jam Roly-Poly:É um doce tradicional britânico do meio do século 20. Um rocambole recheado com geleia de framboesa, ameixa ou morango.

Crédito foto: aqui

 

 

 

CJ+ Knickerbocker glory:É um super sunday composto de sorvete, gelatina, creme de leite, frutas, merengue, e até camadas de  licor. As camadas de sabores são alternadas em um copo alto e coberto com diferentes tipos de calda, nozes, chantilly e finalizado com uma cereja.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

med104830_0909_ht_lemonmeringue_vert+ Lemon Meringue Pie: Torta assada feita com creme de limão e cobertura de merengue.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

Eng Muffins

+ English muffin:É um tipo de pão fermentado com cerca de 10cm de raio e 4 cm de altura. Ao invés de ser de forno,  como os muffins americanos, eles são cozidos em uma frigideira e virados lado a lado, o que resulta em uma forma achatada ao invés do topo arredondado como visto em outros muffins.

  Crédito foto: aqui

 

parkin+ Parkin: Bolo tradicional de Yorkshire, os principais ingredientes são são farinha, aveia, melaço preto (semelhante ao melaço), gordura (tradicionalmente banha, mas receitas modernas usar manteiga ou margarina), conhaque e gengibre.

Crédito foto: aqui

 

citrus-glazed-poundcake-miy-0511med106942_vert

+ Pound Cake: Tradicional bolo inglês feito com farinha, manteiga, ovos e açúcar sempre na proporção 1:1:1. Além do sabor original, estes bolos podem ser encontrados em outros sabores ou recheios como chocolate, canela, limão siciliano, mirtilo e baunilha por exemplo. Ainda levar alguma cobertura fina (glaze).    

Crédito foto: aqui

 

 

 

dssrt_00365_xl

 + Rice Pudding: Sobremesa feita de leite, arroz, baunilha e especiarias. A mesma coisa que o nosso arroz-doce.

  Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

scone-plate-mld108145_vert+ Scone: De origem escocesa esse pão rápido (sem fermento biológico) é muito consumido no Reino Unido. São adicionadas à massa pequenos pedaços de manteiga.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

103210+ Spotted Dick: pudim feito com banha ou gordura de carneiro e frutas secas e servido com creme.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

Sticky-toffee-pudding-007+ Sticky Toffee Pudding: sobremesa feita no vapor. Constituída por um bolo muito úmido, feito com tâmaras ou ameixas picadas finamente, coberto com um molho de caramelo.

Crédito foto: aqui

 

 

MCD00081_500x356+ Treacle Tart:É a torta preferida do bruxinho Harry Potter. É torta é feita com massa “podre” (que não é podre gente, é só o nome da massa) recheio de melado de cana (dourado) e farinha de pão, além do limão siciliano.

Crédito foto: aqui

 

 

tvs8249_l+ Trifle: uma sobremesa feita com camadas de pão de ló, frutas (amora, framboesa ou morangos), licor sherry, suco de fruta ou gelatina e chantilly.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

victoria-sponge-004+ Victoria Sponge cake: Bolo recheado com geleia de framboesa e chantilly, creme de leite ou creme de baunilha. A cobertura é somente açúcar de confeiteiro.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Fast food

recipe-image-legacy-id--986455_10+ Balti: O tipo de cozido de curry à moda inglesa. Os ingredientes principais são pimentões vermelhos, tomate, alho, cebola, açafrão, coentro, cominho, suco de limão. O prato tem um aroma da especiaria Kashmiri. É seco, picante e oleoso.

Crédito foto: aqui

 

 

 

640px-Fish_and_chips_with_peas+ Fish and Chips: O prato inglês mais conhecido no mundo. Peixe empanado com batata frita. Nos restaurantes ainda é servido com creme de ervilhas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Korma-13_edited-1-300x199+ Korma:é um prato de curry indiano composto de carne ou peixe marinado em iogurte ou coalhada.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

Bebidas alcoólicas (alcoholic drinks)

Dartington-Real-A1le-Crystal-Tankard_1+ Ale: Cerveja de alta fermentação com sabor doce e frutado realçado.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

  

399px-Apple_cider+ Cider: Uma bebida alcoólica feita a partir do suco de maçã. A boa cider não é pasteurizada nem carbonada. É normalmente servidas nos pubs em copos pint de 500ml retiradas de tonéis como a cerveja. Apesar de leve, cuidado pois ela tem o teor alcoólico alto, 8,5%.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

3212273962_8a3328787d+ Ginger beer: bebida gaseificada que é aromatizado principalmente com gengibre e adoçado com açúcar ou adoçantes artificiais. Tem baixo teor alcoólico.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 


180px-307px-Stone_Green_Ginger_Wine+ Ginger wine: um vinho fortificado feito de uma mistura fermentada de gengibre em pó e passas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 


180px-Beer3333+ Pale lager: cerveja de cor dourada com corpo bem atenuado e um grau variável de amargor de lúpulo nobre

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 

 


 

250px-Stout+ Porter: (Stout beer), cerveja escura que tem um agradável sabor amargo e um elevado teor de ácido carbónico. A cerveja Guinness é uma stout beer muito popular) . Muito consumida nos pubs.

Crédito foto: aqui

 

 


 

beer-shandy-ay-1875865-l+ Shandy: cerveja misturada com refrigerante de limão.

Crédito foto: aqui

 

 

 

 

 


Sherry5+ Sherry: Vinho fortificado.

Crédito foto: aqui


Pausa para respirar

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Este blog não morreu, rs

Estou em uma fase super atarefada, cheia de projetos e muito trabalho então esse blog acaba ficando pra depois.

Não estou nem um pouco desmotivada em escrever, de jeito algum, mas é que 24 horas para o meu dia é pouco.

Enquanto isso, nos bastidores a comilança continua comendo solta. Se quiser acompanhar segue lá no instagram @comerecocar ou na página do facebook.

Em breve novidades pintando por aí

Dani

Como emitir o Certificado de Direito a Assistência Médica–CDAM para viagens pela Itália e Portugal

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Depois do susto que passamos na viagem do ano passado com o acidente da Isabelle prometi pra mim mesma que em viagem pela Itália não iria mais depender de plano de saúde privado.

Não que a experiência com a Porto Seguro Viagens tenha sido totalmente negativa, mas é que de posso do CDAM que nós brasileiros temos direito em viagem à Itália e Portugal as coisas seriam MUITO mis fáceis.

Eis que pela primeira vez conseguimos emiti-lo e vou contar para vocês como foi.

O procedimento foi ridiculamente rápido e concluí que em viagens para os países citados não tem cabimento ficarmos dependendo de seguro saúde privado.

Obviamente que se seu cartão de crédito te dá direito a esse seguro, é melhor ter os dois. Seguro morreu de velho.

Me dirigi ao posto no Ministério da Saúde Setor de Acordos Internacionais, à Rua México nº 128 / Térreo - Centro - Rio de Janeiro – RJ com os documentos que estão neste link AQUI.

No meu caso como sou trabalhadora com carteira assinada levei:

- Cópia CPF (Cadastro Pessoa Física)

- Comprovante de Residência Atualizado

- Cópia do Passaporte

- Cópia da Carteira de Trabalho (qualificação e Contrato de trabalho), com a da data de filiação ao Regime Geral de Previdência Social; (Artigo 28 do Decreto Presidencial Nº 3.048 de de 06 de maio de 1999).

E mais os documentos do meu marido (pode ser filho também) que apesar de ser italiano não contribui mais para a previdência daquele país então não temos a certeza se ele tem direito à saúde.

a) Cópia do Passaporte;
b) Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
c) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos.

Aqui está o tal formulário IB-2. Não levou nem 10 minutos para ficar pronto.

DOCUMENTOS DANY

De posse do formulário IB-2, o cidadão brasileiro que está na Itália deverá dirigir-se à ASL - Azienda Sanitária Locale da jurisdição competente, ou seja, do bairro em que reside, para a aposição de carimbos no documento original brasileiro, registro em computador, expedição de formulários especiais para receitas médicas, pedidos de exames clínicos, internações etc. de estrangeiros com permanência temporária na Itália”.

Texto retirado do site do Consulado Brasileiro em Roma em 29/01/14.

E aí? Vale o risco viajar sem esse documento?

A perfeita tábua de queijos

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Outro dia estavamos em uma livraria e ao folhear O Livro do Queijo vi um capítulo muito interessante que ensinava a montar “a perfeita tábua de queijos”.

Já que nós brasileiros estamos cada dia mais nos interessando pelo assunto resolvi então fazer um post a respeito

P1242776

Nossa tábua de queijo na Vineria Chianti em Roma, além dos queijos duros serviram também ricota, geleia e uvas

+ Para começar, compre os queijos mais próximo possível do dia que vai consumir. De preferência compre queijos da sua região ou regiões próximas. Queijos importados são ótimos mas lembre-se que nem sempre são frescos. Se fizer questão de comprá-los prefira os produtos com selos de qualidade DOP e IGP.

 Saiba mais sobre os selos de qualidade dos produtos Italianos

Lembre-se sempre de tirar os queijos da geladeira 1 hora antes de servi-los.

+ Escolha entre 3 e 7 tipos de queijos. Em pedaço de queijo grande é melhor que vários pedaços pequenos pois podem ressecar em pouco tempo. Calcule cerca de 100 gramas de cada tipo de queijo por pessoa.

tabua-queijos-glupt-daniel-teixeira

FOTO: Daniel Teixeira/Estadão

+ Tábuas: Normalmente usamos tábuas de madeira, mas elas também podem ser de ardósia ou granito. Se a tábua for de madeira não esqueça de verificar se ela tem algum odor, isso pode influenciar ou até mudar o sabor do seu queijo. Você pode decorar a tábua com flores, ervas ou frutas da estação.

Q4

+ Corte algumas fatias do queijo previamente para mostrar aos seus convidados como faz. Você pode tirar as cascas dos queijos azuis e duros previamente.

+ Não se limite aos queijos de leite de vaca, ofereça queijos de leite de cabra e ovelha.

Acompanhamentos

+ Legumes assados na brasa, frutas frescas (uva, maçã, pera, figo),  geleias sem açúcar, oleaginosas (nozes, castanha, amêndoas) e mel combinam com a maioria dos queijos principalmente com os queijos moles (brie e camembert).

+ A pera faz um ótimo contraponto com o Gorgonzola.

Q5

+ O aipo e a água são perfeitos para limpar o paladar entre um queijo e outro.

Saiba tudo sobre os Queijos artesanais brasileiros

+ Aipo e uvas podem ser excelentes acompanhamentos para os queijos azuis e duros de sabor forte;

+ Para apreciar a textura dos queijos na boca, pães de casca dura ou frutados é melhor que biscoitos;

Q3

 

Harmonização queijo + vinho

QueijosVinhos
Frescos, frescos curados ou Brancos molesSecos frutados refrescantes
Semimoles (de casca lavada)Brancos aromáticos vigorosos ou um eau de vie
Duros (quanto mais escuro e duro o queijo, mais forte o vinho)Tintos
AzuisVinhos de sobremesa ou brancos aromáticos
TemperadosCombinam com diversos tipos de vinho

Q1

 

Fonte: O Livro do Queijo

O que comer em Berlim - Alemanha - Introdução às comidas típicas Alemãs.

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Adivinha onde estamos?

Nunca escondi que ADORO viajar pela Alemanha no entanto nunca tinha vindo à Berlim. Este verão a cidade não poderia me escapar.

Acompanhe nossa trip pelo instagram (@comerecocar).

Berlim está localizado no estado de Brandemburgo no norte da Alemanha.

Como na maior parte da Alemanha, culinária da região é baseada na terra e consequente muito simples.

Apesar da batata ser um dos ingredientes mais importantes outros produtos agrícolas como aspargo, couve, feijão e beterraba por exemplo são bastante comuns.

As florestas locais fornecem castanhas e cogumelos.

 800px-Berlin_Brandenburger_Tor_Nacht

fonte Wikipédia

Dada a quantidade de lagos e rios no estado, os peixes também tem um papel importante na culinária local.

Aconselhamos - como introdução - você dar uma lida no post

O que comer em Munique? - Alemanha - Introdução às comidas típicas da Baviera.

Lá tem a explicação de como entender vários termos em Alemão que poderá te ajudar a escolher vários pratos.

Ahh não posso deixar de mencionar que a proximidade com a floresta de Spree faz de Berlim a terra do pepino. Os “picles da floresta de Spree” (cebolas, vinagre branco, louro, cravo-da-índia, açúcar, sal, folhas de uva, sementes de mostarda e endro) é venerado pelos locais.

  Entradas (Vorspeisen)

 

+ Mett ou Hackepeter:é um prato típico alemão feita a base de carne de porco crua e com outros temperos fortes. Na verdade um steak tartar.

fonte foto: AQUI

 

 

 

images+ Leberwurst: Uma salsicha feita de fígado de porco, carne  de vitela, gordura e temperos incluindo pimenta preta, manjerona, pimenta, tomilho, sementes de mostarda, ou noz-moscada. Muitas regiões da Alemanha têm receitas diferentes para liverwurst.

fonte foto: AQUI

 

 

3208402735_b24723ca23_z+ Kartoffelpuffer: panqueca feita de batata e cebola raladas. Diferente da Batata Rosti suíça, não leva farinha nem ovos em sua preparação. Acompanha pratos agridoces à base de carne e até como sobremesa, servida acompanhada de purê de maça ou geleia de frutas vermelhas. São servidas como acompanhamentos lanches ou aperitivos. Encontramos variações salgadas ou doces.

fonte foto: AQUI

 

Rollmops_01_retouched+ Rollmops: filé de arenque enrolado em forma cilíndrica em torno de um pedaço de pepino ou de um pedaço de cebola ou de uma azeitona verde, tudo em conserva. Os pedaços são segurados juntos com um ou mais palitos de picolé ou de dentes.

fonte foto: AQUI

 

 

schmalz+ Schmalzstulle: sanduíche composto de pão de centeio, banha de porco (acredito que igual ao lardo da colonata) e picles.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Sopas (Suppen)

375434774_5d80b40960+ Bohnensuppe: Sopa de feijão geralmente composta de feijão branco, bacon ou presunto, feijão verde, aipo, cenoura, alho-poro, cebola, raiz de salsa, batata, manjerona, tomilho, louro, folhas de salsa, manteiga, farinha, sal e pimenta.

fonte foto: AQUI

 

 

feine-kartoffelsuppe-mit-croutons+ Kartoffelsuppe: Tradicional sopa de batata Alemã.

fonte foto: AQUI

 

 

 

4409580820_c675f32f18+ Linseneintopf: Sopa de lentilhas. normalmente leva também azeite, a cebola, manjerona, alho-poro, batata, cenoura, linguiça, frango, carne ou caldo vegetal, vinagre balsâmico, pimenta e sal.

fonte foto: AQUI

 

 

berliner-loeffelerbsen+ Löffelerbsen: Sopa de ervilhas à moda de Berlim.  O principal ingrediente para este caldo grosso é um tipo de ervilhas amarela, descascados e cozidos junto com outros componentes como: batatas, toucinho defumado ou carne de porco, cebolas, verduras, manjerona, louro, sal e pimenta.

fonte foto: AQUI

190220-960x720-leichte-gurkensuppe+ Gurkensuppe: Sopa de pepino. Vi na internet que pode ser consumida fria e vi também receitas com iogurte. Acho que lembra o Caçik (ou a grega Tzik), uma comida turca que eu amoooo e já falei AQUI.

fonte foto: AQUI

 

 

Saladas (Salate)

115482-960x720-gurkensalat-mit-dill+ Gurkensalat mit Dill: Salada de pepino, endro, azeite, vinagre, cebola e pimenta moída. Às vezes leva iogurte. É leve, saborosa e vai bem, especialmente com pratos de carne.

fonte foto: AQUI

 

 

herring-salad-10-10-750x549+ Herring Salad: salada com arenque, maçãs, picles, azeite, vinagre, creme de leite, maionese, pimenta e sal. É comum variações de ingredientes.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Principais acompanhamentos (Beilage)

+ Bratkartoffeln: Batatas fritas normalmente temperadas com sal, pimenta, cominho e manjerona, alecrim e às vezes alho. Este prato pode ser servido sozinho ou acompanhado de ovos mexidos, salsichas, arenque cru ou frito. Constitui também um ótimo acompanhamento para uma grande variedade de pratos de carne e vegetais, sendo muitas vezes servido no café da manhã.

fonte foto: AQUI

kartoffelsalat+ Kartoffelsalat: A tradicional salada de batata feita de batatas cozidas e outros ingredientes. A princípio,  pode ser com ou sem maionese. A maioneses também pode ser substituída por iogurte. Em Berlim pode ser adicionado picles de rabanete ou cebola picadinha.

fonte foto: AQUI

 

 

img_8181-1038x576+ Sauerkraut - Chucrute em Alemão. É uma conserva de repolho fermentado no vinagre. Muito gostoso. Acompanham a maioria dos pratos principalmente os de salsichas.

fonte foto: AQUI

 

Pratos Principais (Hauptgerichte)

 

Eisbein_600+ Eisbein mit sauerkraut : O eisbein (ou joelho de porco) com sauerkraut (ou chucrute) é um clássico. A receita, vai à mesa tradicionalmente acompanhada por um purê de peras (o erbsenpüree) ou batatas.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Ganzes_Hendl_SM-295x221+ Hendl: Frango assado, aquele mesmo da padaria. Geralmente servido nos beergardens.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

img_20130224_171203+ Hoppelpoppel:  Batatas assadas assadas, linguiça e ovos mexidos. Podem ser acrescentados pimentões verdes, cogumelos e queijo derretido na receita. É um prato simples de Berlim.

fonte foto: AQUI

 

 

1156329695+ Jägerschnitzel: Esta é uma variação do schnitzel que é preparado de carne de vitela ou de porco e servido com um molho de cogumelos.

fonte foto: AQUI

 

 

 

rezept-berliner-kalbsleber-quot-unsere-art-quot-bild-nr-2+ Kalbsleber ou Berliner Kalbsleber: Fatias de fígado são passadas na farinha salteadas na manteiga e cozidas. Os anéis de cebolas  Os anéis de cebola são dourados na mesma panela junto com as maçãs. Para acompanhar o prato, é costume oferecer até purê de batatas e cenouras, repolho roxo ou alface.

fonte foto: AQUI

 

recipe pic+ Kasseler Rippchen: são costeletas de porco (cortes de lombo de porco) defumadas e curadas em uma salmoura de sal. Geralmente servidos com sauerkraut e purê de batatas ou repolho roxo e couve (couve). 

fonte foto: AQUI

 

koenigsberger-klopse+ Königsberger Klopse: São almôndegas que levam carne de porco, de boi ou de vitelo, pão branco, cebola, anchovas, ovo e temperos. São cozidas rapidamente em caldo de carne e, então, refogadas na manteiga com cebolas e alcaparras. Servidas com molho leva creme de leite e acompanhadas de uma porção de sauerkraut (chucrute).

fonte foto: AQUI

matjes+ Matjes: feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e  cebola.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

rinderschmorbraten_(1)+ Rinderschmorbraten ou Berliner rinderschmorbraten: É um assado de carne bovina. A carne, temperada com louro, cravo-da-índia, tomilho e mostarda, vai ao forno com cenoura, vinagre e cerveja de tipo weissbier e o molho pode ser encorpado com creme de leite e extrato de tomate. Costuma ser servida fatiada, regada pelo molho e acompanhada por batatas, ervilhas e cenouras.

fonte foto: AQUI

654725-960x720-berliner-rinderbrust+ Rinderbrust Berliner Art (Beef Brisket Berlin style): carne de boi, (peito) cozido em uma mistura de água cebola, temperos verdes, pimenta, sal, alho e folhas de louro. Quando o peito está macia, é desossada e arrumada em um prato de servir sobre algum molho (molho de raiz-forte) e, geralmente, acompanhada de batatas cozidas e saladas de vegetais frescos ou pickles. Prato muito comum em Berlim.

fonte foto: AQUI

IMG_7000+ Rouladen: um enroladinho de carne. É geralmente composto de bacon, cebola, mostarda e picles envolto em fatias finas  de carne que depois é cozido.

fonte foto: AQUI

 

 

wiener schnitzel holstein+ Schnitzel Holstein: carne de cordeiro empanada servida com ovo frito.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

rotkraut+Wildschweinbraten: Pernil de javali, depois de temperado e marinado por dois dias em vinagre, especiarias, cebola e açúcar, é assado com vinho tinto. Serve-se acompanhado do molho engrossado com pão, batatas, couve roxa ou sauerkraut (chucrute).

fonte foto: AQUI

 

Zwiebelfleisch+ Zwiebelfleisch:é um tradicional cozido feito e encontrado em quase todos os restaurantes locais da cidade de Berlim. Consiste em carne de cordeiro, cebola e temperos como sal, pimenta, alho e cominhos. Depois que o caldo for reduzido é adicionado farinha de rosca à panela para fazer o ensopado mais grosso.

fonte foto: AQUI

 

Doces/Sobremesas (Desserts)

Arme Ritter 1+ Armer Ritter: A versão francesa para as French Toast.Talvez alguma coisa parecida com a nossa rabanada

fonte foto: AQUI

 

 

 

IMG_4205+ Berliner Pfannkuchen ou Krapfen: é uma massa frita, parecida com a dos sonhos de padaria, recheada com creme inglês espesso, chocolate ou geleia e coberta de açúcar de confeiteiro. Já falei dela no post de Munique pois esse doce é muito popular no país; Muito consumido no café da manhã.

fonte foto: AQUI

 

EierkuchenMitApfelmus_1-1024x593+ Eierkuchen ou Pfannkuchen: são panquecas feitas de ovos, leite e farinha, que são cozidos em uma panela. Geralmente servidas com geleia e açúcar.

fonte foto: AQUI

 

 

147680-960x720-amerikaner+ Amerikaner: são biscoitos finos feitos com farinha de trigo, açúcar, ovo, gordura, leite ou água, e fermento.

fonte foto: AQUI

 

 

 

rote-grutze-mit-vanillecreme+ Rødgrød ou Rote Grütze: É um pudim feito com frutas vermelhas frescas, juntamente com açúcar, agentes espersantes, sumo de fruta, e muitas vezes licores. Ele é frequentemente servido com chantilly ou um molho de baunilha.

fonte foto: AQUI

 

spitzkuchen+ Spritzkuchen: são bolinhos feitos de massa choux, polvilhado com açúcar em pó ou revestidos em fondant esmalte. São servidos com chá, café ou qualquer outra bebida não alcoólica e pode ser encontrada em supermercados, bancas de rua ou em algumas lojas de doces especializadas.

fonte foto: AQUI

 

schwarzwlderkirsch-05+ Schwarzwälder Kirschtorte: Torta Floresta negra (cereja e chocolate).

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

 

 

IMG_4380+ Stollen - É um pão (doce) com massa fermentada recheado com frutas cristalizadas, nozes, passas, amêndoas, avelãs e castanhas. Diferencia-se do panetone pelo formado retangular e por ser mais massudo.

fonte foto: AQUI

 

 

Fast food

Wurst_Platte+ Bratwürst - É uma salsicha composta de carne de porco, vaca, vitela, cominho e manjerona. Muito vendida nas barraquinhas de rua acompanhadas de pão e mostarda ou nos restaurantes, acompanhada de chucrute. Típica da região de Nuremberg porém muito consumida em toda Alemanha.

fonte foto: AQUI

 

rezept-buletten-mit-bohnengemuese-auf-salzkartoffeln+ Buletten: Hambúrguer Alemão. Bouletten são uma especialidade Berlim, muitas vezes comido frio com mostarda. Eles também pode ser servido quente com ervilhas ou repolho roxo e batatas cozidas para uma refeição mais substanciosas.

fonte foto: AQUI

 

 

6565673697_52893b0aa1+ Bockwurst: Salsicha feita a partir da carne de vitela e porco (mais vitela que porco), temperada com sal, pimenta branca e páprica e envolvida por uma tripa natural. O processo defumado dá a salsicha um tom alaranjado e ela pode ser cozida ou assada. Boa para ser consumida com cerveja bock acompanhada de mostarda.

fonte foto: AQUI

640px-Currywurst-1+ Currywürst - Salsicha muito encontrada nas barraquinhas de rua vendida no pão ou acompanhada de batatas. É uma salsicha (normalmente Bratwurst) temperada com curry e ketchup. Dessa forma, perfeita para os amantes do spicy food ou comida picante.  É a principal comida de rua de Berlim.

fonte foto: AQUI

 

 

7-SAV137-strammermax-400x241+ Strammer Max:É um sanduiche aberto. Uma fatia de pão frito na manteiga e coberto com presunto e ovo frito.

fonte foto: AQUI

 

 

 

Bebidas não alcoólicas (nicht-alkoholische Getränke)

1016_0+ Sportmolle ou Fassbrause: uma bebida não alcoólica alemã feita a partir de frutas e especiarias naturais e extrato de malte, tradicionalmente armazenadas em um barril. Tem cor de cerveja mas gosto de maçã.

fonte foto: AQUI

 

 

 

apfelschorle+ Apfelschorle:é uma bebida feita com suco de maçã (vinho - Spritzer) e água gaseificada.

fonte foto: AQUI

 

 

 

spezi_kiste_mit_20_glasflaschen_a_050l+ Spezi: Refrigerante feito com cola e refrigerante de laranja.

fonte foto: AQUI

 

 

 

 

Bebidas alcoólicas (Getränke Alkohol)

Berliner-Weisse+ Berliner Weiße:é uma cerveja de trigo de sabor ácido, alta fermentação, baixo teor alcoólico (cerca de 2,8%) , e uma cor escura leitosa.  Muitas vezes, é adoçado com xarope de framboesa (vermelho) ou aspérula (verde).

fonte foto: AQUI

 

 

images+ Rotkäppchen Sekt: vinho espumante, é uma bebida tradicional produzida na Alemanha desde 1894. Ele é especialmente popular nos Estados do leste.

fonte foto: AQUI

O que comer em San Francisco/Califórnia-Introdução às Comidas Típicas Americanas

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Enfim chegou as tão sonhadas férias.

Este ano resolvemos voltar aos Estados Unidos e conhecer um pouquinho da Califórnia.

Durante as pesquisas pré viagem descobrimos que podemos comer muito bem na Golden Cost, como também é chamada a região.

A Califórnia localiza-se  na costa oeste americana. O estado é limitado pelo oceano pacifico e tem o clima predominantemente mediterrâneo.

Devido a esses fatores climáticos a região é a maior produtora de hortifrúti dos país.

Além disso, a história de imigração no seu território proporcionou influências de outras nações.

640px-San_Francisco_Bay_aerial_view

Fonte: aqui

A cozinha típica californiana abusa dos peixes, frutas, legumes e sabores  das cozinhas chinesa, japonesa, tailandesa e principalmente mexicana. Também há destaque para os pratos vegetarianos.

Ah e não se esqueça de comer tudo isso acompanhado de excelentes vinhos afinal a região também é a maior produtora de vinhos do país.

Appetizers (entradas)

5313726018_a2f9094757+ Crab Rangoon: São aperitivos fritos. Massa de harumaki (rolinho primavera) recheada com uma combinação de creme de queijo, carne de caranguejo desfiada (pode ser enlatada), com cebolinha, e/ou alho.

Crédito foto: aqui

 

 

8086348504_d3a8a4c3f6

+ Dim Sum: Típico da cozinha chinesa, é uma espécie de tapas. São pequenas porções de pasteizinhos feitos de massa de guioza, harumaki ou wan tan cozidos no vapor ou fritos, de recheios variados. O nome quer dizer "que toca o coração", fofo não?

Crédito foto: aqui

 

 

Hangtown Fry Pic+ Hangtown Fry: Um tipo de omelete. A versão mais comum inclui bacon e ostras combinados com ovos e fritos juntos.

Crédito foto: aqui

 

 

 

dsc_52532+ Malfatti: Bolinhos cozidos de ricota e acelga. Uma espécie de gnocchi.

Crédito foto: aqui

 

 

 

250px-Sourdough_miche_&_boule+ San Francisco Sourdough Bread:É um pão trazido pelos franceses. Produzido em duas etapas: na primeira etapa faz-se a levedura  com a mistura de farinha e água. Ela será utilizada para aumentar o pão. Depois junta-se a levedura ao resto da farinha. O interessante é que o sabor do pão muda de acordo com a localização da padaria ou do lugar que foi feito pois cada local tem um ar diferente que influencia diretamente no desenvolvimento da levedura.

Embora tradicionalmente servido com mariscos ou frutos do mar pode ser servido com a maioria dos pratos, incluindo carnes vermelhas e aves.

Crédito foto: aqui

Soups (Sopas)

640px-Cioppino+ Cioppino: Considerado um prato de influências italianas pode-se considerar como uma caldeirada de frutos do mar. Os ingredientes usados são  caranguejo Dungeness, mariscos, camarão, vieiras, lulas, mexilhões e peixe. O molho é feito com tomates frescos e vinho, e servido com pão torrado, seja Sourdough Bread ou baquete.

Crédito foto: aqui

 

2250673038_e592112423+ Clam Chowder: Um creme feito de  mariscos (vongole) batata, cebola e aipo. Tradicionalmente servido às sextas-feiras dentro do Sourdough Bread.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Salads (Saladas)

20120318_160022_0006+ Celery Victor: Preparado com o “coração” do aipo cozido no caldo de vitela ou frango, marinato no vinagre e adicionado em seguida pimentas suaves e servido sobre Alface.

Crédito foto: aqui

 

 

CrabLouie1+ Crab Louie: Salada de carne de caranguejo (preferencialmente Dungeness Crab) . Os ingredientes principais são carne de caranguejo, ovos cozidos, tomate, aspargos, pepino, servido sobre folhas de alface com molho Louie (maionese, molho de pimenta e pimentão) servido à parte. Outros ingredientes como azeitonas e cebolas também podem incluir a receita. Crédito foto: aqui

 

640px-Green_goddess_dressing+ Green Goddess Dressing: Típico molho para salada. Contém maionese, creme de leite, sour cream (creme azedo), cebolinha, anchova, estragão, suco de limão e pimenta.

Crédito foto: aqui

 

 

ED_JoesSpecial+ Joe’s Special: uma mistura de carne, cebola, espinafre e ovos. Não é propriamente uma salada, parece mais um omelete de espinafre. Muito consumido no café da manhã.

Crédito foto: aqui

 

 

4499233088_4e4142dd1e+ Warm Goat Cheese Salad: salada com berinjela, abobrinha, queijo de cabra, azeite, vinagre balsâmico, pimenta, ervas e especiarias. Não é um prato típico no entanto é muito consumido na cidade.

Crédito foto: aqui

 

 

Main courses (pratos principais) 

RedArrowChopSuey+ American Chop Suey: Macarrão à bolonhesa à moda americana. É chamado assim pois o molho de carne leva alguns legumes como brotos de feijão, repolho, cebola e aipo e ainda pimenta.

Crédito foto: aqui

 

 

P5067051+ Califórnia Ribs– Temperado com suco de limão e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta. Muito comum em Los Angeles .

 Crédito foto: aqui

 

 

 

Grid005+ BBQ Oyster: Churrasco de ostras que são previamente temperadas com suco de limão, molho de pimenta e molho inglês.

Crédito foto: aqui

 

 

 

wpid-1352309884385+ Chicken Jerusalém: Peitos de frango com cogumelos e alcachofras assados em um molho de vinho branco. Servido com arroz de açafrão e legumes.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Pan Fried Rex Sole 8+ Pan Fried Rex Sole: Rex Sole é uma espécie de linguado muito consumido empanado.

Crédito foto: aqui

 

 

 

petrale_sole_with_lemon_butter_sauce+ Petrale Sole with Lemon Butter Sauce: Outra espécie de peixe branco consumido com um molho de limão e manteiga. 

Crédito foto: aqui

 

 

 

texmex-calzones-ck-1880021-l+ Tex Mex– Burritos, fajitas e guacamole. Esse prato mexicano que ganhou muito espaço na região e, hoje é facilmente  encontrado nas redes de fast food e restaurantes especializados em comida mexicana com tempero californiano. Aliás São Francisco é a terra do Burrito.

Crédito foto: aqui

 

 

casamento-fried-oyster-loaf-300x200+ San Francisco Oyster Loaf: Um sanduiche de pão recheado com ostras fritas.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Desserts (Sobremesas)

blueberry-pie-slice-2-sm+ Blueberry pie: Torta de mirtilos. Muito consumida no verão pois julho e agosto são os meses de colheita.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Custom Fortune Cookie4+ Fortune Cookie: Os biscoitinhos da sorte orientais (aqueles que vem com um recadinho dentro) foram “criados” São Francisco (já existia outro no Japão porém com uma receita diversa). São feitos com farinha, ovos, açúcar, baunilha e manteiga.

Crédito foto: aqui

 

Its-It-Ice-Cream-opened-web-300x199+ IT'S-IT Ice Cream: Um sanduíche de sorvete feito com dois biscoitos cobertos de chocolate. Existem outras marcas além desta.

Crédito foto: aqui

 

 

 

Fast food

 

Mission-Burrtio-Ready-to-Eat+ Mission burrito (ou São Francisco Burrito): O burrito tradicional é um pão tipo folha (wrap) enrolando um recheio de carne, arroz, feijão,  legumes, guacamole etc. O burrito São Francisco difere do tradicional pois além de maior vem embrulhado em uma folha de papel alumínio que serve para garantir que o burrito não quebre devido ao seu tamanho. O recheio contém arroz em estilo mexicano, feijão preto, e uma escolha de carnes que variaram de carne assada, pedaços de porco e frango ensopado ou grelhado. Além disso tudo ainda leva molho (taco sauce), queijo, creme de leite e às vezes algumas fatias de abacate ou guacamole.

Crédito foto: aqui

Bebida (drink) 

guide-to-zinfandel-wine+ Zinfandel:Zinfandelé uma uva tinta da família das Vitis vinifera conhecida na Europa como Primitivo. Foi levada para os EUA por imigrantes Italianos e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.

Crédito foto: aqui

Europa e Califórnia Trip 2014

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Depois de tanto tempo sem um post, estou aqui novamente para começar a contar nossas últimas aventuras.

Tudo começou em maio. As viagens andavam um pouco fracas até que surgiu a ideia de fazermos uma Califórnia Trip.

P8207941

Bilhetes comprados e tudo marcado para os últimos 15 dias de agosto até que um mês antes surge a necessidade de irmos à Itália.

O que fazer?

Nesse caso optamos por fazer duas viagens.

Porque?

Sabemos que seria mais sensato e viável economicamente comprarmos um só bilhete aéreo com todos os trechos (como já havíamos feito na viagem de Nova Iorque em 2012).

O problema é que trocar o  bilhete que já havíamos comprado não permitia reembolso e trocá-lo ficaria muito caro.

O jeito foi comprar outro bilhete normal, só para Europa.

Dois dias depois de comprar o bilhete europeu pela KLM  descobrimos uma promoção da Lufthansa com preços R$1100,00 mais baratos!!

O que faz, morre? definitivamente não!

Graças a uma lei do Procon temos o direito de desistir de QUALQUER compra no prazo de 7 dias e pedir reembolso do valor pago.  Foi o que fizemos.

Depois da organização inicial partimos para nossa trip que ficou assim:

Começamos com 4 dias na Itália e uma esticadinha de 7 dias em Berlim que, diga-se de passagem, é uma cidade apaixonante.

P8086973

Volta para o Rio de Janeiro e reembarque para os EUA.

Nossa Califórnia road trip foi mais longa, 15 dias entre as cidades: São Francisco, Napa Valley, Yosemite Park (Oakuhust), Monterey e Carmel, Big Sur, San Luis Obispo, Santa Bárbara, Solvang e Los Olivos, Santa Monica e Los Angeles.

Tenho planos para desenvolver alguns posts aqui no blog com dicas que eu acho super importante dividir. Posts que não falam de comidas. Quero também mostrar minha visão (pessoal) sobre cada lugar.

Mas não deixaremos de mostrar que a comilança foi muito boa. Faço questão de dizer também o que não foi tão bom. Quem acompanhou nossa viagem pelo instagram (@comerecocar, segue lá)  já teve uma prévia.

Posso adiantar que Berlim é em geral uma cidade barata para comer e que nos Estados Unidos as comidas mexicana e tailandesa nos salvaram de comer salada e sanduiche todos os dias.

No mais agora é esperar que já já estarei começando a colocar tudo no arr.

Tô chegando meu povo.

Pequenas dicas práticas de Berlim

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Não, dessa vez ainda não vou falar do que comemos em Berlim.

Baseada na nossa experiências, vou dar algumas dicas práticas para quem pisa a primeira vez na cidade.  

Dicas que eu encontrei na internet tradicional e até no instagram, um excelente meio de pesquisa diga-se de passagem. Aquelas que você não encontra nos guias tradicionais.

Dicas que escutei no boca-a-boca, e esse que me fez escutar diversas vezes, de diversas pessoas a mesma frase cada vez que contava o meu destino: Cara, você vai amar Berlim!

E amei, amo ainda!

Me pergunto até agora porque demorei tanto tempo para conhecê-la: Tenho planos de voltar.

Para começar posso adiantar que Berlim é uma cidade barata.

Tudo, desde comida até as atrações é mais em conta que nas outras grandes capitais europeias.

P8086973

A capital da Alemanha também é uma cidade jovem, muito jovem e por isso é sempre repleta de eventos culturais, em todas as épocas do ano.

Então vou contar algumas coisas que podem te ajudar a curtir a cidade economizando sem perder o conforto.

Hospedagem:Depois da queda do muro, o boom econômico que era esperado não aconteceu pois as pessoas e as empresas não retornaram para suas casas.

Aproximadamente um terço dos edifícios de Berlim oriental ficaram vazios, deixando vagos mais de 25.000 apartamentos e fazendo com que os alugueis fossem um mais baixos entre as capitais europeias.

Depois de receber investimentos maciços os bairros rejeitados se tornaram alvo de atenção.

Hoje muitas pessoas solteiras ou sem filhos ocupam esses apartamentos e alugam quartos, Studio e apartamentos por preços convidativos..

São imóveis grandes, geralmente reformados onde você pode ter uma verdadeira experiência Berlinense.

Como nós normalmente passamos o dia fora preferimos economizar alugando os quartos oferecidos pelo site AirBnb.

O quarto que a gente ficou foi esse AQUI.

A  Gritta (a dona) tem um pequeno Bed and Breakfast. São dois quartos que compartilham um pequeno banheiro e copa. Ela não mora lá mas é superprofissional. Vai todo dia ao local limpar e ver se está tudo em ordem, Além de te fornecer mapas e dicas preciosas

Os móveis são todos novinhos (made IKEA), cama confortável e o AP reformadinho. Tudo muitooooooo limpo, cheiroso e com um item que para mim é primordial: Um black out na janela para bloquear a claridade matinal.

Essa foi a parte mais difícil na procura. Culturalmente ninguém coloca cortinas nas janelas pois como inverno os dias são curtos aproveita-se tudo que puder quando tem luz.

Foi praticamente impossível achar um apartamento com blackout na janela do quarto. Eu estava quase desistindo quando encontrei esse que ficamos.

A localização também é imbatível. O apartamento fica em Prenzlauer Berg um dos bairros mais bacanas da cidade, na Berlim oriental.

Na rua em frente ao AP é servida por uma linha do bonde e a menos de uma quadra dali tem vários bares, restaurantes e cafés fofos. Além de parques por toda parte.

Mas não se preocupe, se você não curte esse tipo de hospedagem, Berlim possui excelentes hotéis e albergues da juventude.

Locomoção: Para meio de transporte eficiente, esse é o lugar.

Na nossa chegada, do aeroporto para a cidade usamos o taxi.

Era noite estávamos super cansados e com malas pesadas. Pagamos €33,00 do aeroporto até Prenzlauer Berg.  Para o trajeto contrário, feito à tarde desembolsamos €25,00.

Mas você não precisa gastar dinheiro andando de taxi, porque?

Com uma ou duas conduções (tram, ônibus, metro ou trem) você acessa qualquer canto da cidade.

P8086938

Do aeroporto TXL: Com apenas um ônibus que você chega no coração da cidade, a praça Alexanderplatz. Ali mesmo você pode pegar um Tram (bonde), ônibus ou metrô até seu destino.

IMG_2618

Se você chegar pela manhã já pode aproveitar e comprar o passe diário (€6,70). Caso você opte por usar o transporte público, claro. Porque ainda tem outra opção, a bicicleta

Uma das coisas que eu tinha em mente quando comecei a planejar a viagem para Berlim era que eu queria explorar a cidade de bicicleta. Para quem ainda não sabe eu ou apaixonada por elas, mesmo!

P8086971

Na minha opinião não existe maneira melhor de você explorar o lugar e Berlim por ser praticamente plana é perfeita pra isso.

Antes de viajar, já sabíamos que a cidade possui 775 km de pistas e faixas clicáveis.

O que nós descobrimos é que a educação e o respeito pela bicicleta por parte dos motoristas é tão grande que em nenhum momento nos sentimos ameaçados mesmo andando o tempo todo sem equipamento.

P8087011

Além do mais se você cansar basta embarcar com a bike nos meios de transportes públicos, basta comprar o ticket específico pra ela.

Mas como descolar uma “magrela”?

Você pode alugar em várias lojas espalhadas pela cidade a preços a partir de €7 por dia ou fazer como nós que pegamos uma emprestada.

P8097166

Nas minhas pesquisas na internet descobri uma ONG de compartilhamento de bicicletas chamada Bike Surf. 

E como funciona?

Lembra do programa Couchsurfing em que os anfitriões oferecem um sofá para os viajantes de graça? É bem parecido.

Você se cadastra, envia uma cópia do seu passaporte scaneado e escolhe a bicicleta para o período que você quiser através da foto e descrição da mesma (tamanho, condições etc).

Você vai receber um e-mail com a confirmação da disponibilidade, endereço de onde ela estará estacionada e o código do cadeado.

Ponto, no dia escolhido você vai até o endereço, acha a bike que estará estacionada em alguma árvore ou poste, coloca a senha no cadeado e já sai andando.

Não é demais?

A única coisa que eles pedem é uma doação voluntária que pode ser uma melhoria para a bicicleta ou dinheiro através do paypal.

P8097127

Eu fiquei com a minha magrela por 6 dias então como doação comprei uma cestinha novinha (€15) para ela. Como precisava para colocar as tralhas achei o gasto justo como maneira de colaborar com o programa.

Ah é importante também toda vez que parar a bike colocar o cadeado nela por causa a segurança. Berlim não é nenhuma Dinamarca e roubos acontecem com frequência.

P8097179

Esse o programa de compartilhamentos também tem em outras cidades da Europa e até América do Sul (Chile)!

O que fazer na cidade:  Apesar de Berlim ser uma cidade muito jovem, tem programas para todas as idades.

P8097162

Como fomos no verão, optamos por programas ao ar livre mas existem uma infinidade de opções de museus, exposições, festivais, feiras, bares e boites para todos os meses do ano.

P8097151

Programas imperdíveis no verão:

+ Lagartear nos parques.

P8097207

Berlim é lotado deles e pintou um sol o povo estica uma toalha, canga, lençol e se joga para fazer a fotossíntese.

P8087051

O programa de domingo é a ida até o Mauerpark, parque no muro em tradução livre.

Rolam vários shows e apresentações de artistas de rua no anfiteatro (abaixo) e espalhados pelo parque.

IMG_2056

O mercado das pulgas é lotado mas ótimo para comprar coisas novas e usadas.

Iphone Marco

Se quiser só relaxar e fazer o “people watching” esse é o parque ideal.

Iphone Dani

Gente de todas as tribos e famílias inteiras  estão por lá inclusive grupos fazendo pic-nic ou até um churrasquinho.

IMG_2119

Comece seu dia com um delicioso brunch nas redondezas e se programe para gastar algumas horas por lá

Mas olha só, não espere um lindo parque. Ele é até um pouco sujinho. A atração do parque são as pessoas, os shows e a vibe muito boa.

+ Biergarten: Uma entidade alemã!

Biergarten, ou jardim de cerveja é uma área cheia de mesas enormes no meio do verde onde as pessoas vão para comer, beber e confraternizar.

Todo parque que se preza tem o seu biergarten.

P8087056

Geralmente esses lugares tem um bar de apoio onde vendem bebidas e comidas rápidas (sanduiches, pizza etc).

P8087058

Nós descobrimos um biergarten excelente dentro do parque Tiergarten, um lugar mágico.

Depois falarei melhor num post só pra ele (suspense).

Paramos também em um que fica atrás da Ilha dos Museus, no James-Simon park.

IMG_2189

Este era menor e mais simples, acho que não era bem  um “biergarten” mas um lounge muito bom para relaxar depois de um dia de turistada tomando uma cervejona cervejinha.

IMG_2169

 

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

 

IMG_1913

+ Feiras: Também outro programa para o verão.

P8097098

Fomos na feira que rola de sábado pela manhã na Kollwitzstraße em Prenzlauer Berg (nas imediações da Kollwitzplatz).

Essa rua inclusive reúne algumas lojas de marcas descoladas locais, além de restaurantes e muitos bares

P8097146

Além de ser ótimo para comprar produtos naturais e orgânicos dentro da feira ficam parados vários food trucks e barracas vendendo comidas e bebidas feitas na hora.

P8097143

Você pode fazer como a gente, tomar seu brunch nos cafés da região ou mesmo comer direto na feira.

P8097144

Um ótimo programa para você entender quem são os moradores do bairro.

IMG_1902

+ Markthalle:  Essa é a dica para quem curte se misturar aos locais.

IMG_2325

O Markthalleé um mercado que fica em uma ruazinha escondida em Kreuzberg (a zona boemia de Berlim).

Lá rola uma feira livre às quintas e sábados de 10 às 18h, tem um café, um supermercado, uma padaria milanesa e um restaurante, o Weltrestaurant (fiquei sabendo depois que voltei).

Estes ficam abertos permanentemente.

Iphone Dani1

Mas o mais legal é feira “street food” que rola às quintas de 17h às 22h.

mh9-streetfood-2810

Curta nossa Fanpage no Facebook

IMG_2327

Infelizmente não chegamos a tempo de ir.

Se você estiver em uma quinta-feira na cidade se programe e vá (depois me mande as fotos).

+ Kulturbrauerei– É um conjunto de prédios de uma antiga cervejaria que foi transformado em um Centro Cultural.

Berlin-Kulturbrauerei

São 25 mil metros quadrados de entretenimento no bairro de Prenzlauer Berg, um quarteirão inteiro de cinemas, teatros, bares, clubes, restaurantes.

IMG_2009

Nós fomos no início da noite e estava ainda vazio mas acredito que se preparavam para a noitada pois alguns bares estavam começando a funcionar.

IMG_2013

Andei lendo que no pátio rolam vários eventos como por exemplo um mercadinho de natal e muitos concertos e shows.

Não deixe de dar um pulo lá, o lugar é muito bonito.

+ Arena Badeschiff: Outra “dicona” do que fazer na cidade.

Se sua praia é relaxar no meio da turistada a Arena Badeschiff é o seu lugar.

O área da arena é composta de antigos edifícios industriais que estão sendo revitalizados aos poucos dando lugar a salas de exposições e sala de concertos.

Mas a maior atração do lugar é sem dúvida a piscina pública flutuante que fica dentro do Rio Spree.

IMG_2373

No verão ela faz a alegria da galera.

Pagamos €5,00 para entrar (segunda-feira) e usufruímos de uma estrutura com banheiros, vestiários, armários (€2,00), bar e um parquinho para as crianças.

IMG_2371

Diferente das praias pagas da Itália ali não havia luxo nenhum, mas garanto que tomar uma cerveja nas cadeirinhas ou relaxar dentro da piscina dentro do rio dá um folego a mais na turistada.

IMG_2369

Nós amamos a experiência.

Comer: Para começo de conversa, saiba que menos você vai ver em Berlim é o povo alemão rs.

Devido aos fatores históricos que não vou explicar aqui, a cidade é dominada por estrangeiros e isso influência diretamente na sua comida.

É claro que se você está a primeira vez na cidade vale muito a pena experimentar a culinária berlinense, mas não se limite a ela.

Restaurantes franceses, italianos, asiáticos, americanos e até brasileiros são encontrados com facilidade.

O brunch é uma instituição. Nos fins de semana todo mundo vai para os cafés e fica lá por horas.

P8097129

Ao sentar do lado de fora dos restaurantes prepare-se para ser importunado por abelhas. Sim muitas delas! São mansas mas incomodam muito!

P8097134

Independente de onde você estiver se programe para comer nos bairros do Mitte e Prenzlauer Berg onde tem restaurantes e café maravilhosos e preços bem camaradas.

Ao menos que você seja uma pessoa muito restritiva com comida, acho que será muito difícil comer mal naquela cidade.

P8097128

Mais uma vez lembro: fuja dos restaurantes com foto de comida e ó, espera um pouquinho que já já vou te dar dicas de lugares deliciosos para comer de babar.

Acompanhe a gente!

 


Biergarten Café am Neuen See–Berlim–Alemanha

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Vou contar procês qual o lugar que mais gostei disparado em Berlim.

Não foi nenhum ponto turístico tradicional, loja de departamento ou restaurante.

O lugar que mais amei foi o Biergarten do Café am Neuen See dentro do Tiergarten, bem no coração da cidade.

P8087056

Um biergarten é uma área ao ar livre, normalmente dentro de uma praça ou parque em que  cerveja, outras bebidas e alimentos locais são consumidos em grandes mesas comunitárias.

É um espaço “MUITO Alemanha”. No verão então nem se fala, eles ficam lotados.

Normalmente esses “jardins da cerveja”, como diz o nome, possuem um bar de apoio onde vendem bebidas e comidas rápidas. 

P8087068

Nós descobrimos Café am Neuen See durante as pesquisas pré viagem e, apesar de não ter dado nada por ele, queria ir lá só para ter essa “experiência” alemã.

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Poder sentar em uma mesona cheia de alemãs e ficar ali bebendo ótimas cervejas seria uma experiência obrigatória nessa viagem.

P8087059

P8087052

Vá ao entardecer como os locais e prepare-se para uma atmosfera deliciosa, diria até mágica (dá-lhe cerveja).

P8087066

Você pode optar por comer no restaurante que tem lá dentro aberto o ano todo ou curtir as “mesonas” do café no esquema self service.

Biergarten Tiergarten

É o seguinte, basta escolher sua comida e bebida (cerveja, por favor), pedir no balcão, colocar na bandeja, passar no caixa para pagar e depois se dirigir às mesas.

As pizzas (muito gostosas por sinal) custam em torno de €9,00, tortas €4,00 e as cervejas de trigo (500ml) em torno de  €8,00.

P8087073

Quando começar a entardecer as luzes se ascendem e as mesas ficam se iluminam com velas.

P8087065

Se cansar de ficar nas mesonas vá para o outro lado do lago alugue um barquinho e comece a remar (se beber não dirija, por favor).

P8087064

ou simplesmente aprecie.

P8087063

Na cidade tem vários outros biergartens, mas lindo igual a essse não há!

O local é complicadinho de achar. Você até pode usar o transporte público mas depois que desembarcar terá que caminhar um pouquinho até lá.

Curta nossa Fanpage no Facebook

O melhor ponto de referência é o Consulado da Espanha, a entrada fica bem em frente.

Procure por este endereço no google: Lichtensteinallee 1 10787 Berlin escolha seu trajeto e se delicie com uma loira gelada.

Vai dizer que não deu água na boca?

Infelizmente o biergarten só funciona de abril a outubro.

Gagarin–Berlim – Alemanha

$
0
0

Escrito por Dani Bispo 

A nossa primeira refeição em Berlim foi um café da manhã.

Como já falei nesse post aqui, ficamos hospedados em um quarto alugado no airbnb que  apesar de ter uma cozinha fofa, sempre prefiro tomar café da manhã na rua´.

Na noite em que chegamos no apartamento a nossa host nos falou de um lugar que servia ótimos cafés/brunchs nas redondezas.

Achamos curioso o fato do lugar se chamar Bar Gagarin, o nome do primeiro astronauta russo a viajar pelo espaço, citado também em um filme sobre a cidade que tínhamos assistido semanas antes viajar.

Então usamos a desculpa das “coincidências” e partimos pra lá.

P8086897

Ao chegar encontramos esse lugar muito agradável.

P8086896

Escolhemos sentar do lado de fora para curtir o verão.

Como não tínhamos comido bem na noite anterior e estávamos morrendo de fome resolvemos caprichar nos pedidos.

P8086903

Pra mim um Vostok (€5,50) – 4 panquecas com geleia, frutas e sour cream (creme azedo).

P8086899

Para o marido um café vegetariano, Sojus  – Apollo (€7,20) – Ovos mexidos com cogumelos, frutas, tomate seco, azeitonas, pesto, cream cheese, panquecas mel, geleia, manteiga e uma cesta de pães variados.

P8086904

Para acompanhar, um cappuccino (€2,20) para cada um.

Ambos pratos estavam deliciosos e bem servidos, uma verdadeira refeição pois as cestinha de pão conferem a saciedade.

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Para os não famintos, um prato igual ao do marido daria para dividir tranquilamente.

P8086898

A refeição seria “perfeita” se não fossem as abelhas que atraídas pelo cheiro doce da comida chegavam aos bandos. Inofensivas mas incomodou bastante.

P8086907

Na segunda oportunidade (sim, nós voltamos) preferimos sentar do lado de dentro para fugir delas.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Desta vez fomos experimentar o famoso brunch de domingo.

IMG_2028

Pelo preço de €11,00 por pessoa você pode comer à vontade no buffet, bebidas à parte.

IMG_2037

Chegamos cedo (10h) e o local ainda estava vazio. Encaramos o café da manhã.

IMG_2039

Para beber pedimos um cappuccino, muito bem tirado por sinal. Para comer nos servimos de pães, queijos, mel e geleias.

À medida que a hora passava o lugar ia enchendo.  Grupos de amigos, mais também famílias buscavam o lugar.

Muitos artistas de rua também faziam seu show para os clientes da calçada em troca de alguns trocados.

Depois de algumas horas ali fazendo o people watching decidimos que era hora de encarar o “almoço”.

IMG_2047

Com o estômago devidamente forrado pelo café da manhã, pedi uma taça de vinho branco riesling.

IMG_2063

Porque todo brunch que se preza tem que ter um drink ou vinho para acompanhar #soudessas.

Para comer fui até o buffet e comecei com as saladinhas deliciosas!

IMG_2030

Na sequência encarei o ravióli de abóbora com molho branco dos Deuses!

IMG_2072

E para fechar com chave de ouro, profiteroles e docinhos mil.

IMG_2035

Ah, uma abelhinha foi nos visitar lá dentro, mas a essa altura teve gente que ficou amigo dela!

IMG_2070

Amamos a experiência e de longe esse foi o melhor café/brunch que fizemos de Berlim.

Se você tiver nas proximidades de Prenzlauer Berg não deixe dar um pulinho até lá.

Algumas fotos foram tiradas com o iphone pois nossa máquina depois de um tombo resolveu tirar férias por alguns dias rs

Bar Gagarin

Knaackstraße 22, 10405 Berlin, Alemanha

Califórnia Trip 2014 - Introdução

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Descobrir um novo canto do mundo é sempre uma delícia para nós.

A viagem de 15 dias pela Califórnia foi recheada de lindos cenários e um povo muito simpático.

P8258889

A região também é uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros dos EUA e a alimentação natural por lá é muito mais forte que no resto do país.

Frutos do mar também são muito consumidos e, outro traço marcante é a influência mexicana e asiática. Restaurantes desse tipo estão por toda parte.

Talvez por fatores culturais, nos EUA comida natural é a sinônimo de salada e sanduiche.

IMG_4251

Fora disso, a galera curte mesmo é uma gordureba. Não adianta fugir, você esta na América baby.

P8299625

Por dois ou três dias posso sobreviver tranquilamente de salada e sanduiche mas no quarto dia o bicho vai pegar, e pegou.

Depois de uma semana comendo “natureba americano”, hambúrguer ou alguma gordureba (sempre em restaurantes escolhidos a dedo), nosso corpo começou a dar sinais de abstinência.

O mal humor é o primeiro sinal que as coisas andam mal e isso pode comprometer toda nossa viagem.

A solução emergencial encontrada foi:

Os restaurantes árabes, para comer um legume, arroz e carne.

P8258728

Os restaurantes Tailandeses para comer um padthai quentinho.

Os restaurantes italianos para uma massa confort food

P8248644

E os restaurantes mexicanos para comer arroz feijão e carne.

P8187545

Assim, entre saladas, sandubas, vinhos no Napa Valley, gordureba e culinárias estrangeiros nos viramos nos EUA.

Se segura aí que vai começar as dicas de viagem da região!

E se você não é tão chato como a gente pode ser que ache tudo maravilhoso.

Gosto não se discute e, cá pra nós? Ainda prefiro viajar pela Europa.

Augustiner am Gendarmenmarkt – Berlim – Alemanha

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Se tem um lugar que adoro é a Alemanha, gosto de verdade.

Desde a organização dos caras passando pela cerveja, vinho, doces e chegando na comida.

Sim, eu curto a comida típica Alemã.

Não sei se conseguiria comer todos os dias, mas em viagens pelo país como amarradona.

IMG_1792

Nessa viagem uma das primeiras coisas que quis fazer quando chegamos em Berlim, foi beber comer comida Alemã.

Estávamos na Ilha dos Museus e rumamos para Friedrichstraße que é uma rua cheia de lojas bacanas.

A primeira alternativa foi o tradicional Dressler.

Achamos vazio demais, formal demais e caro demais para o momento (depois descobrimos que não era tão caro assim).

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Precisávamos de uma coisa mais tradicional sabe? O que precisava naquele momento era de uma cervejaria pois é sinônimo que comida boa, farta e barata.

Busca rápida no mapa da área direto no TripDoc (o APP que uso para catalogar os restaurantes e lugares que quero ir) e achei ali pertinho a Augustiner am Gendarmenmarkt.

Augustiner me lembra …

…cerveja!

Rumamos com as nossas bikes direto pra lá.

A cervejaria se localiza em uma rua super simpática atrás da Friedrichstraße.

Ao chegar preferimos mesas internas. Aliás, apesar de ser verão sempre as preferimos por dois simples motivos: Cigarro e abelhas.

Não que ficamos totalmente livre delas na parte interna, mas do lado de fora elas realmente incomodam.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Para começar bonito a viagem pedi  a cerveja de trigo que eu amo, uma Weissbier.

Se você quiser saber tudo de comida alemã leia esses posts aqui

O que comer em Berlim - Alemanha - Introdução às comidas típicas Alemãs.
O que comer em Munique? - Alemanha - Introdução às comidas típicas da Baviera.

Para comer optamos pelo tradicional e, como a Augustiner é uma cervejaria bávara, a comida servida é dessa região.

P8086990

+ Augustiner Schmankerlpfanne mit kartoffeln, Semmelkoldeln, Fasskraut und Kartoffelsalat, dazu Schweinsbraten, Fleischpflanzerl, Leberkase und grobe Bratwrust (€ 19,00 por pessoa)– Selecão de várias salsichas com dumplings (bolas feitas de batatas), chucrute, salsicha de Nuremberg, salsicha de vitela grelhada, salsicha de Munique grossa e linguiça à moda Thuringian.

P8086993

Esse foi um pedido para quem come muito ou está morrendo de fome. Não sei se vocês repararam, mas ele é cobrado por pessoa.

P8086991

Enorme e delicioso, além das carnes, dumplings e do chucrute ainda vinha acompanhado de uma salada de batata.

Por mais que tentamos não conseguimos finalizar o prato que é muito grande.

De qualquer forma a cervejaria tem outros pratos com preços mais em conta e sempre bem servidos.

É uma boa opção para conhecer pratos de outras regiões da Alemanha e ainda tomar uma boa cerveja.

Augustiner am Gendarmenmarkt

Charlottenstraße 55, 10117 Berlin, Alemanha

Murray’s Burgers Republic–Lapa, Centro–Rio de Janeiro

$
0
0

Escrito por Dani Bispo 

Tenho tentado, juro! Tenho tentado correr atrás do prejuízo de todas as formas.

Estou malhando para tentar queimar as gordices ingeridas nos últimos tempos.

Tenho tentado correr atrás das novas aberturas de restaurantes, bares e lanchonetes da cidade.

Mas não está rolando, nem uma coisa nem outra.

As novidades gastronômicas na cidade aparecem uma atrás da outra, se eu for nesse ritmo vou explodir!

Então o negócio é selecionar sem jamais abandonar a causa porque uma coisa que eu sou é food hunter!

Também tenho meu lado hambúrguer hunter e foi numa dessas “caças” cibernéticas que descobri uma nova hamburgueria gourmet do lado da minha casa, no Centro do Rio.

Na sexta feira acompanhava o instagram do sambista/fotografo/comilão Gabriel da Muda (@gabrieldamuda), quando me deparei com essa preciosidade aqui.

IMG_4268

Créditos: Gabriel da Muda

Tratei logo de descobrir onde era essa nova hamburgueria e ele simpaticamente me passou o endereço: A Murray’s Burgers Republic, na Rua Henrique Valadares nº 47, bem em frente ao prédio novo da Petrobras no Centro do Rio

Custei a achar pois eles ainda estão com o letreiro antigo (Rosti).

Depois de tudo esclarecido, sentamos e escolhemos nosso sanduba

+ Royal Burger (R$38,80) - 200gr de mistura de cortes moídos e temperados diariamente na casa com alface, tomate, picles, cebola caramelizada e queijo roquefort. Servido com fritas e uma opção de molho.

Você ainda tem a opção de trocar o pão ou as fritas por mix de folhas, ratatouille de legumes ou mini berinjela e mini abobrinha grelhadas.

Vou confessar que quando o prato chegou à mesa cheguei foi inevitável a comparação com a foto do Gabriel que estava linda por sinal.

IMG_4261

 Sim, eu como com os olhos e aparência pra mim conta pontos.

Mas sabor também e, cara, o que era aquele hamburger?

Uma das poucas vezes que eu notei o real cuidado com a carne servida.

 

Eu senti realmente o sabor dos temperos junto ao hamburger. Fora a inevitável e maravilhosa combinacão dos  outros ingredientes.

O molho barbecue feito na casa, nosso escolhido, era incrível! Muito diferente dos industrializados com gosto de plástico.

Só senti falta de uma coisa, a opção de substituição da batata comum por batata doce.

IMG_4259

Não entendo que dificuldade que os restaurantes do Rio tem colocar essa opção. É muitoooo mais gostosa!

Aproveitando a oportunidade na sugeri isso para o China, o simpático garçom que nos atendeu.

Ele falou que a casa tem planos de dar essa opção, inclusive os planos vão além. Eles pretendem ter mais opções para a troca de pães e substituir a batata industrializada por feita na casa.

Ele ainda nos contou como está sendo todo o processo de troca da batata rosti que era o carro chefe da casa pelo hamburger.

Além dessa maravilha que eu comi, saca só o cardápio dos caras.

 IMG_4255

Fiquei de olho no Oic Burger ($31,80) e já programei minha volta para a próxima sexta feira à noite!

E você o que tá esperando para provar essa maravilha?

Aproveita uma night na Lapa e faz um pré lá! Às sextas eles fecham meia noite (sábado não abrem).

Murray’s Burgers Republic

Rua Henrique Valadares nº 47, Centro, Rio de Janeiro

Cheesecake Factory-São Francisco–Estados Unidos da América

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

As redes americanas nunca me atraíram, principalmente as redes de restaurantes.

Na viagem de NY em 2012 eu não havia sequer cogitado a ida à cheesecake factory ainda que meus amigos e família falem bem lá.

P8167237

E por amar cheesecake resolvi que nessa viagem iria dar uma chance.

Chegamos em San Francisco justamente na hora do almoço e como sabia que havia um restaurante da rede na cobertura da loja Macy’s em Union Square pertinho do nosso hotel resolvemos matar logo essa pendência.

Era sábado e o restaurante estava lotado.

P8167244

O lugar é grande e possui mesas do lado de fora, o que não aconselhamos pois até no verão de São Francisco tem vento gelado e incomodo.

P8167242

Enquanto esperávamos por uma mesa analisamos o cardápio e os pratos que iam saindo da cozinha.

P8167241

Ao sentarmos já tínhamos a convicção que as porções seriam enormes então optamos por pedir uma salada e um prato de carne para dividir.

P8167243

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

+ Hibachi Steak ($19,95) -  Medalhões de carne angus certificada com molho de cogumelos shiitake, cebolas, brotos de feijão, purê de batatas e wasabi e aspargo tempura.

P8167253

O prato demorou para chegar à mesa e sinceramente fiquei decepcionada.

A descrição prometia um prato delicioso mas talvez por não ser bem executado deixou muito a desejar.

Não propriamente ruim mas estava um tanto gorduroso para o nosso gosto pessoal.

Se você olhar bem a foto vai ver que o molho era aguado e cheio de gordura.

Não valia os quase 20 dólares custava.

Como acompanhamento pedimos:

+Beets with goat cheeses ($6.50) – beterrabas amarelas e roxas, maçãs, baby rúcula, nozes pecans e vinagrete.

P8167252

Nossa sorte é que escolhemos esse prato entre os itens “small plates & appetizers” que são partos com apenas 490 calorias.

Por incrível que pareça foi o melhor prato da refeição. Não estava maravilhosa, digamos que valeu o que custava.

E por fim não poderiamos deixar de provar a estrela da casa

+ Fresh Strawberry (de $6.95 a $7.95) – Um dos chessecakes mais tradicionais da casa. Vinha acompanhado de morangos frescos.

P8167263

A garçonete tinha nos sugerido o cheesecake de limão mas pela descrição fiquei com medo de ser super doce.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Gostei, mas confesso que já comi melhores. A primeira coisa que dispensei foi aquele creme branco. Prefiro selecionar as minhas calorias kkk.

Nossa impressão geral do restaurante

Achei que pelo valor cobrado nos pratos se come melhor outros restaurantes da cidade.

A experiência não foi totalmente ruim e em um dia com falta de criatividade, talvez optando pelos sanduiches e salada, pode ser uma boa alternativa.

Cheesecake factory

251 Geary St, San Francisco, CA 94102, Estados Unidos
+1 415-391-4444

Monseur Vong – Berlim – Alemanha

$
0
0

Escrito por Dani Bispo 

A dica de hoje é um restaurante asiático moderninho no Mitte.

Durante as pesquisas pré-viagem notei que ele foi citado várias vezes, por pessoas com perfis completamente distintos.

Obviamente entrou para minha lista must go em Berlim.

O Monseur Vong serve comida vietnamita e o ambiente é super cool.

IMG_1988

Não espere nada tradicional. As paredes são laranja e as mesas/bancos de madeira são compartilhados como na maioria dos restaurantes na Alemanha.

IMG_1965

Todas as vezes que passamos por lá o restaurante estava cheio. Mas na hora do almoço fica lotado. E eles não aceitam reserva.

Contudo por causa do sistema de compartilhamento de mesa a espera não é longa.

IMG_1964

E a comida? Boa, picante e barata como em toda Berlim.

O menu está sempre mudando então nem adianta eu te dizer o que comer pois provavelmente você não vai encontrar.

IMG_1941

E pra falar a verdade também não sei o nome do prato que comi.

É que além do cardápio em papel tinha um quadro negro com os pratos do dia.

Com tanta informação + fome fiquei perdida.

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Expliquei a situação à garçonete que me sugeriu um prato menos “picante” aceitei na hora.

Era uma “espécie” de pad thai com carne de porco. Estava uma delícia porém muito picante para o meu paladar pouco resistente.

IMG_1945

O prato do marido era bem parecido com o meu e levava vegetais, brotos, frango , curry e e ervas tailandesas.

IMG_1946

Nós pedimos uma porção inteira (€8,20) mas aconselhamos a você pedir meia porção (€5,80) de vários pratos tipo bowls para poder provar mais coisas.

Como não consegui comer meu prato todo por causa da “picancia” a solução encontrada  foi pedir uma entradinha “zero picancia”.

Curta nossa Fanpage no Facebook

O escolhido foi o Cha Gio (€5,00): Rolinhos primavera vietinamitas recheados com camarão e vegetais cobertos com uma massa bem diferente que estamos acostumados, bemmm crocante.

IMG_1981

Uma deliciaaaaaa. Além de fresquinho e adocicado ainda salvou minha refeição uma vez que o molho picante de coentro vinha separado (como sou abusada até tentei comê-lo).

Os drinks e chás também deram um show à parte. Super criativos e coloridos, veja só:

Ensaiei pedir um drink Crazy Yellow Dragon(€5,80):  manga, suco de laranja gengibre com vodka.

IMG_1947

Mas durante os pedidos aceitei a sugestão da garçonete mudei de ideia para um drink que levava laranja, gengibre, hortelã e  leite de coco com vodka.

IMG_1940

Infelizmente por um erro o primeiro chegou à mesa. Me mantive firme no escolhido e solicitei a troca.

O marido pediu um Tra da (€3,20): Chá verde com gengibre fresco (foto acima junto com meu drink).

IMG_1957

Se você curte comida asiática e/ou vegetais + pimenta na sua ida à Berlim não deixe de conferir esse restaurante.

Com toda ardência eu voltaria.

Monsieur Vuong
Alte Schönhauser Str. 46
10119 Berlin-Mitte
Phone: +49 -30 – 9929 6924

Metro: Weinmeisterstraße or Rosa-Luxemburg-Platz 

 


Meloá–Copacabana-Rio de Janeiro

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

O Rio de Janeiro é uma cidade que de fato nos convida à atividades fora de casa.

Com todos os problemas de uma cidade grande temos belezas naturais estonteantes.

E como não se jogar em programas diurnos nesta cidade?

Um dos programas gastronômicos que o carioca abraçou de vez foi o café da manhã na rua aos domingos.

Existem lugares servindo cafés para todos gostos e bolsos e no domingo passado fomos conhecer um desses novos lugares que abriram na cidade.

Meloáé uma pequena padaria e confeitaria localizada no coração de Copacabana.

IMG_4359

Da mesma maneira que em outras capitais em crescimento da América do Sul, a história da confeitaria se repete.

Uma jovem, no caso a chef Silvia Garcia, estudou em renomada escola de gastronomia no exterior, trabalhou em restaurantes estrelados e, já com bastante bagagem, abriu seu próprio negócio.

Sorte a nossa por que o lugar é fofo e cheio de gostosuras todas preparadas com muito capricho.

IMG_4348

O trecho da Rua Santa Clara onde fica localizada a loja é arborizado e bem tranquilo então preferimos sentar nas simpáticas mesas do lado de fora.

IMG_4352

Confesso que fiquei tentada pelas mesas do lado de dentro onde a simplicidade da decoração e uma vitrine de cheia de tortas me atraíam.

IMG_4368

A chef Silvia estava pelo salão e veio nos receber, uma fofa.

IMG_4357

Eles servem cafés completos e temáticos. O cardápio está disponível no site.

Como acho que esses café são grandes demais e nem tudo que está incluso eu gosto, preferi pedir os itens separadamente.

E assim foi feito, para começar o dia pedimos:

Um cappuccino grande (R$6,50)

IMG_4366

Uma cesta de pães (R$4,50)

IMG_4362

Geleia (R$1,50) e manteiga (R$1,30)

IMG_4361

Um bolo de laranjacoberto com noz pecan caramelizada ($3,90)

IMG_4360

Quiche de alho poró (R$9,50)

A cesta de pães é pequena mas serve perfeitamente uma pessoa.

Os pães são feitos na casa e chegam quentinhos à mesa. Ela é composta por um pão francês pequeno, um integral, um mini-croissant e uma torrada de brioche DIVINA por sinal.

IMG_4370

Como gostei bastante da cesta de pães acabamos pedindo outra acompanhada de uma cuca de banana coberta com crocante de castanha do Pará crua (R$3,90).

Dizem as más línguas que o pão de queijo da casa recheado com queijo meia cura é um sucesso. Esse ficou pra próxima.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Todos os outros itens pedidos também foram super aprovados. A única consideração foi a respeito do tamanho da porção de bolo que achamos muito pequena.

IMG_4365

Os preços também achamos super Ok para um café da manhã de qualidade

Para fechar com chave de ouro levamos para casa o bolo Veludo Vermelho (R$88,90) massa Red Velvet original, recheio à base de cream cheese e frutas vermelhas.

IMG_4376

Foi aprovadíssimo pela família apesar da massa não ser tão vermelha quanto esperávamos.

Culpa da maior quantidade de chocolate usada pela chef, o que não achamos de maneira alguma ruim.

Siga-nos no instagram e acompanhe nossa comilança por aí @comerecocar

Infelizmente ainda não consegui provar as outras delícias com os ingredientes nacionais, muito usados pela chef.

Mas não tem problema, Meloá está no meu caminho para a praia e lá tornarei muito em breve.

Meloá

Rua Santa Clara 142, Rio de Janeiro

(21) 3596-6321

Pra Vadiar – Copacabana – Rio de Janeiro

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Minha paixão pela culinária italiana não é mistério pra ninguém.

Mas nesta cidade está difícil achar algum restaurante que tenha uma culinária fiel às tradições do país da bota.

Não falo sobre restaurantes estrelados ou afrescalhados.

Falo da comida da trattoria ou da osteria da esquina. Aquela comida simples fiel às tradições, feita com bons ingredientes e que cobre um preço justo.

Fuçando nas minhas redes sociais eu vi um zum zum zum sobre o botequim italioca Pra Vadiar aberto em maio.

PA110304

Me despertou curiosidade pois apesar da proposta da casa ser petiscos e ter uma vasta carta de cervejas importadas, eles também oferecem pratos de massas e outros pratos bem italianos.

Uma mistura de certa forma curiosa.

O chef Renato Ialenti é Italiano da Úmbria e já comandou diversos restaurantes na Itália e o no Brasil.

Ele toca o seu novo negócio junto com a simpática esposa Marcia que é responsável pelo salão.

A nossa primeira ida ao local foi em um sábado à noite.

Primeira sim meus amigos porque uma só não bastou para conter minha fome de comida boa.

E quais foram nosso pedidos?

IMG_4382

+ Suppli al telefono (R$19,00) – Bolinho de risoto à bolonhesa recheado com muçarela de búfala.

Uma excelente entrada. A porção com 4 croquetes, chegou à mesa quentinho, crocante e com o queijo bemmmmm estica-estica.

IMG_4381

Na sequencia eu sugeri que pedíssemos um Spaghetti alla amatriciana (R$38,00) – O prato é composto de massa, molho de tomate, guanciale (bacon italiano) e queijo pecorino. Estava divinnoooooooo, um dos melhores que já comi!!

A foto feita com o telefone infelizmente não traduz a delicia do prato.

A Márcia veio até a mesa e nos apresentou o menu de trufas que eles possuem.

Como sou louca por trufas esse menu não passaria desapercebido.

IMG_4380

Dos pratos oferecidos pedimos uma crescionda di cioccolato e amaretti con crema ingleses al tartufo nero (R$35,00) – Doce típico Umbro à base de chocolate, biscoito amareto com creme inglês e trufa negra.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada. .

Nunca havia comido trufas na sobremesa e achei que o gosto do chocolate se sobrepôs ao gosto das trufas. Mas o doce em si estava maravilhoso.

Mas ainda volto lá para comer um dos pratos deste menu. Acredito que nos pratos salgados o sabor das trufas se sobressaia melhor.

Para beber levamos nosso vinho, um Sangiovese que trouxemos da Itália. Eles cobram R$15,00 a rolha, preço justo ao meu ver.

Porém não se engane, apesar de oferecerem várias cervejas importadas  a carta de vinhos da casa é muito boa.

Eles oferecem o mais tradicional em termo de vinhos italianos além de Chilenos e Argentinos a preços pagáveis a nível de Rio de Janeiro.

Gostamos tanto que uma semana depois lá estávamos nós para o almoço, nossa refeição preferida uma vez que conseguimos comer mais.

Desta vez os pedidos foram:

PA110294

Para mim Bombolotti alla carbonara (R$39,00) – Massa tipo rigatoni (um penne grande e largo) com molho alla carbonara.

Mais uma prato que não decepcionou. Estava al dente como deve ser e o molho (que não me escute os Romanos) levava cebola além do tradicional ovo, guaciale e bastante queijo peconino.

Os outros pedidos na mesa estavam no cardápio executivo da casa então não posso garantir que estejam sempre disponíveis.

Neste cardápio os preços são ainda mais econômicos.

PA110293

Risoto de queijo brie, parmesão e abobrinha (R$25,00)

PA110295

Risoto de salmão e limão siciliano (R$28,00).

Todos os risotos estavam maravilhosos, como acredito que são todos os pratos da casa.

PA110297

Mas a estrela do dia foi o Spaghetti a Bolonhesa (R$28,00).

Gente eu não curto qualquer molho à bolonhesa. Pra falar na verdade até quando vou à Bolonha nem me animo muito, mas o molho do Renato superou todas as minhas expectativas.

O molho de tomate que ele faz na casa é tudo-de-mais-maravilhoso-desse-mundo então qualquer prato que levar esse molho vermelho você vai comer de joelhos.

Por um erro, porção chegou à mesa um pouco menor mas o chef fez questão de fazer mais um pouco e acrescentar ao prato.

Sorte nossa que ainda tiramos uma casquinha.

E para fechar toda essa comilança o “gran finale”, a sobremesa.

PA110306

Depois de todas indecisões possíveis pedimos um Tiramissù (R$16,00).

A escolha foi difícil uma vez que ando bem enjoada desse doce. Resolvi arriscar mas tive o cuidado de dividi-la com o marido. Caso não gostasse ele comeria toda sozinho.

Não foi o caso obviamente pois a sobremesa estava maravilhosaaaaaaaaaa!!!

Fresquinha e bem molhadinha agradou a todo mundo.

Saímos de lá com a certeza que o Pra Vadiar foi a melhor descoberta que fizemos nos últimos meses.

Não aguentamos mais pagar caro para comer em restaurantes hipócritas onde nem sempre se preza pela qualidade do produto oferecido.

O Pra Vadiar é o tipo lugar onde se vai quando não se quer pensar muito no que escolher mais se quer comer bem e pagar um preço honesto.

Convido a todos a conhecer pois lugares assim nesta cidade merecem nossa total atenção.

O ambiente é de boteco mas a comida é de trattoria ou até quem sabe, da mamma!

Pra Vadiar – Botequim Italioca
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1241 – Loja D – Copacabana – Posto 6
Telefone: (21) 2287-4226
Horário de funcionamento:
Terça a Domingo de 9 horas a 1 da manhã.

 

 

Mosto Tequila + Botanas Bar Mission – São Francisco – EUA

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Se tem uma coisa que eu evito de fazer é viajar sem dicas de restaurantes.

Gosto de na hora da fome do aperto ter sempre algumas opções à mão por perto .

P8177524

No dia em que fomos fazer nosso passeio no bairro latino Mission, em São Francisco, tinha algumas dicas mas o lugar em que estava localizado esses restaurantes não eram tão “friendly” e acabamos sem opções.

Foi assim que, desesperados de fome, sem nenhum restaurante nos agradando avistei o

Mosto Tequila y Botanas.

E porque ele se destacou?

O aspecto do restaurante nos chamou a atenção.

    P8177540 

Além do corredor com mesas ao ar livre acima, a parte interna não tinha aquele aspecto sombrio de pub dos restaurantes da redondeza.

P8177542

Além disso, era o lugar mais cheio da rua e o publico variava desde famílias a grupos de amigos ou pessoas sozinhas no balcão.

P8177541

Em segundo lugar o menu não se restringia a salada/sanduiche/gordureba.

Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

Esperamos uns 20 minutos na fila para sentar e digo que valeu a pena, pois esse foi de fato o primeiro contato a fundo com a culinária mexicana no país.

Para começar os pedidos foram

IMG_2773

+ Tortilla Chips quentinhas com molho picante, cortesia da casa

P8187548

+ Marina girl salad ($9,95) – alface, avocado, pepino, rabanetes, semente de abóbora e queijo cotija.

P8187547

+ Taco Traditional Carnitas ($3,95) – Tacos feito com milho brentwood recheados com carne desfiada (acho que era de boi) e acompanhados por 3 molhos: abobrinha, pimenta pasilla e pimentão vermelhos.

P8187546

Curta nossa Fanpage no Facebook

P8187545

E para fechar com chave de ouro Bistec con huevos ($14,00) -  Arroz feijão (mais parecido com tutu à mineira), um bifão e ovo por cima. Prato para brasileiro nenhum botar defeito.

Saímos de lá alimentados e felizes pela descoberta do dia.

México simpatizei com você seu lindo!

 

 

Mosto Tequila + Botanas Bar

741 Valencia St, San Francisco, CA 94110, Estados Unidos

Adana Grilhaus – Berlim – Alemanha

$
0
0

Escrito por Dani Bispo

Quando descobri que o bairro de Kreuzberg é um bairro turco imediatamente quis voltar para aproveitar essa culinária que amo tanto.

Não havia levado dicas sobre restaurantes na região então o jeito foi pedir ajuda a alguns foodies berlinenses que sigo no instagram.

Grande parte deles me sugeriram o Adana Grilhaus.

IMG_2548

Ao chegar no local, nos deparamos com um restaurante simples.


Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar

A cozinha fica na parte da frente da loja e para você acessar o salão interno tem que passar por ela.

IMG_2538

Nesse dia tínhamos uma fome de leão e um desejo absurdo por uma tzatziki em grego  ou caçik em turco (€5,00), nossa primeira escolha.

IMG_2544

Essa “salada” de iogurte e pepino chegou à mesa acompanhada de pão árabe. Saborosíssima.

Curta nossa Fanpage no Facebook

 

IMG_2542

Pedimos também uma outra saladaPatlican Ezmesi (€5,00) – berinjela com pimentões grelhados e iogurte. Tudo acompanhado por uma salada de folhas e árabe.

Ficamos assustados com a quantidade quando as saladas chegaram à mesa, mas como já havíamos pedido mais dois pratos principais o jeito foi devorar tudo relaxar e ir comendo aos poucos.

IMG_2545

O meu pedido principal foiYoğurtlu şi̇ş (€14,00) – Espetos de cordeiro com iogurte, manteiga e molho de tomate.

Uma distração na hora de escolher no cardápio e fez da refeição o “dia do iogurte”.

IMG_2546

O marido pediu Kuzu kaburga (€12,00) – Costelinhas de cordeiro.

Apesar da comida estar super saborosa as porções eram grandes e não deu para a gente finalizar tudo não.

Nós sempre nos damos mal quando fazemos nossos pedidos com a barriga roncando. Rola um exagero e sempre sobra comida.

IMG_2547

O jeito foi deixar um pouco no prato para conseguir um espacinho para sobremesa.

Porque eu não consigo ir em restaurante turco e não pedir um Blakava (€5,00)

IMG_2551

Que já leu nosso post sobre Istambul sabe minha loucura por esse doce folheado de mel e pistache e esse que pedimos em Berlim não decepcionou. Estava fresquinho e nos moldes do que comemos na Turquia.

Em termos de comida o restaurante não decepcionou.

Comemos muito bem e como em toda Berlim os pratos custavam menos que no resto da Europa.

Essa refeição dava para satisfazer 3 pessoas tranquilamente.

O única parte chata foi o garçom grosseiro que nos atendeu.

Me deu um baita fora por que o chamei duas vezes: uma pra perguntar sobre os vinhos que a casa servia e a outra para fazer os pedidos. Vai entender?

Se você é do tipo que não consegue ficar sem comer carne em viagens e não esquenta para garçons turcos e grosseiros, vai no Adana Grilhaus que você vai se dar bem.

Anyway Berlim e especialmente o bairro de Kreuzberg está cheio de ótimos restaurantes turcos. 

Adana Grilhaus

Manteuffelstr. 88 10997 Berlin

Gramado, Canela e Vale dos Vinhedos–Rio Grande do Sul

$
0
0

Semana passada nosso amigo, fotógrafo e enófilo Marcelo Vallin esteve no Rio Grande do Sul para uma semana inteira de relax, muita comilança e apreciando bons vinhos.

Neste post ele dá dicas de restaurantes que valem a pena (ou não) na região e nos conta o que ele andou consumindo por lá, fala aí Vallin:

Escrito por Marcelo Vallin

Vamos lá! Vou listar os lugares que fui em ordem cronológica.

  Dia 08.10 – Gramado

Almoço - Bistrô Brillat - Rua Coberta

Serviço - Classifico como fraco.

  Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Motivos:

- Garçom não entendia da carta dos vinhos que vendia.

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela 

- Me indicou um vinho merlot pra harmonizar como prato (carré de cordeiro). A uva merlot não é a mais indicada para carnes de caça e o modo de preparo do prato.

- Precisei falar com o gerente que indicou um Malbec Argentino, porém o garçom me trouxe uma safra nova, 2013.

Vinho Ruim, desequilibrado, de taninos verdes, amargor forte e muito ácido.

- Prato: carne fora do ponto para degustação. Tempero ok!

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Sobremesa - folheado de maçã com sorvete e canela.

Pra acompanhar, uma taça de espumante brut moscatel. Doce, muito doce mas caiu bem com a sobremesa.

Jantar

Contratei o Festim (menu completo do festival) no mesmo Restaurante para o jantar.

- Antipasti - Focaccia e pães variados (dois tipos apenas) com manteiga de ervas e limão siciliano - Ok nada demais!

- Insalata - Crostini de Polenta com Formaggio gratinado e Fagiole e Rúcula.

IMG_8876

- Primo Piatto - Talharim ao molho de cogumelos porcini e aroma de trufas negras - Molho um pouco ácido, mas nada que comprometesse o prato, bom!

IMG_8877

- Secondo Piatto - Filetto Rossini com risoto Milanês - Maravilhoso, textura e tempero perfeitos tanto da carne, quanto do risoto.

IMG_8881

- Dolce - Panna Cotta com calda de frutas vermelhas - Bela sobremesa.

Dia 09.10 – Canela

Almoço no Empório canela

Lugar lindo e bem localizado, ao lado da catedral de Pedra.

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Um mix de livraria, sebo, antiquário, café, restaurante, sala de reuniões e etc.

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Entrada (R$ 22,00, vale cada moedinha): Panelinha de camarão com ervas finas, tomate, cebolinha, pimentão e limão.

 Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Gostoso toda vida. Eu comeria uns três desse... não deixe-se enganar pelo tamanho da panelinha, pois ali é servido uma porção bem generosa.

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Primeiro Prato (R$ 28,00): Risoto San Martin - Arroz Arbóreo, Camarões, Queijo brie, Nata, e raspas de limão.

Infelizmente o Queijo Brie não estava bacana e junto com a raspa de limão, proporcionou um sabor muito amargo.

O chefe reconheceu o problema e sugeriu o segundo prato.

Vallin Photo e Video Produção - Gramado e Canela

Segundo Prato (R$ 32,00): Salmão na manteiga de ervas acompanhado de batata broto e vegetais frescos.

Simplesmente leve e maravilhoso. Harmonizado com uma taça de vinho branco Chardonnay (Taça vinho R$ 18,00).

Não tive como comer sobremesa! rsrs

O dono do restaurante não quis cobrar os pratos, paguei apenas a taça do vinho e uma água. :)

Atitude bacana e respeitosa.

Jantar - La caceria

Tive a indicação para comer muito bem carne de caça no restaurante La caceria que fica nas dependências do requintado hotel Casa da Montanha.

Vallin Photo e Video Produção - Visita Vinícola Ravanello

O restaurante, com apenas 20 mesas, possuía uma decoração pra lá de rústica e um tanto exibicionista.

Vallin Photo e Video Produção - Visita Vinícola Ravanello

Nas paredes haviam vários animais empalhados com o nome do caçador ao lado gravados em uma plaqueta de bronze.

Ah, as armas usadas também serviam de elementos decorativos.

Vallin Photo e Video Produção - Visita Vinícola Ravanello

No cardápio havia pratos exóticos como faisão assado, calda de jacaré, javali além de um interessante risoto de coelho.

Minha escolha foi este último, feito na redução do molho da caça e vinho branco, acompanhado de cogumelos e nozes.

Pensa num prato fantástico de comer? O crocante das nozes contrastava com o macio da carne do coelho, tudo muito saboroso e na temperatura certa.

Para harmonizar, fui de cerveja artesanal tipo Ale. Forte e encorpada. Uma maravilha!

Valor: R$ 68,00

Cerveja: 19,00

Dica, vá bem arrumado, só gente fina! rsrs

Dia 10.10

Almoço - Restaurante Malbec

Almoçar nesse dia foi um sufoco, pois a maioria dos restaurantes fecham as 15h e reabrem às 19h.

O Malbec estava aberto pra minha felicidade e necessidade..rsrs

Resolvi experimentar o prato que estava inscrito no circuito do festival gastronômico da cidade: Risoto de Cordeiro.

Muito bem feito, arroz na textura certa, lascas de cordeiro bem temperadas e no ponto que eu gosto (pra bem).

8715d4dc9beb9fd3ffc9eaf35ffdfd6b

Havia um salpico de temperos que não consegui distinguir ao certo, mas pareciam ser raspas de limão e pimenta.

Jantar - Per Voi

Resolvi experimentar um tradicional Galeto da região, outra dica que tive de um dos organizadores do festival.

Vallin Photo e Video Produção - Galeto no Per Voi

Local bonito, meia luz, discreto com excelente atendimento.

O local dispõe de transfer gratuito para pegar e levar os clientes em seus hotéis.

No meu caso, eu estava na rua coberta e eles foram me buscar e também me deixaram no mesmo lugar.

O gerente da casa sugeriu dois tipos de galeto para eu provar, com queijo derretido e a vinagrete.

Vallin Photo e Video Produção - Galeto no Per Voi

Confesso que o modo tradicional (vinagrete) me agradou mais, pois era mais fácil de comer. O Galeto com queijo não facilitou muito a minha vida! rsrs

Ambos muito gostosos e temperados.  No acompanhamento havia massa curta com molho de tomates frescos e salada de batata (maionese).

A conta não foi tão barata assim, porém, devido todo valor agregado no serviço, não achei caro.

Vallin Photo e Video Produção - Galeto no Per Voi

A conta: prato + água + suco de laranja + sorvete de creme = R$ 90,00  (o prato serve fácil 2 pessoas)

Dia 11.10 - Vale dos Vinhedos

Almoço - Vinícola, Restaurante e Café Vallontano

Bons vinhos e também servem bons e pratos baratos.

Vallin Photo e Video Produção - Vale dos Vinhedos - Vallontano-1

Experimentei um risoto de salmão, sabor muito delicado e aroma defumado, além de bonito para comer com os olhos! rs

Uma pimentinha ralada e queijo...tudo de bom!

IMG_9029

Ah, harmonizado com natural e saboroso suco de uvas da região.

Perfeito para quem bebia vinhos da hora que acordava até a hora de dormir...Quase escovei os dentes com vinho! kkkk

Jantar - Mamma Gema Trattoria - Pizzas e Vinhos

Para quem gosta de bom atendimento, lugar bonito, excelentes vinhos e uma ótima pizza, esse é o lugar mais recomendado do vale dos vinhedos.

Infelizmente não fiz uma foto digna do interior do restaurante para mostrar o quando o lugar é charmoso.

IMG_9022

Pra ter um idéia as mesas eram dispostas ao meio de gôndolas de madeira onde ficavam expostos todos os vinhos da região, ou quase todos.

A pizza, você pedia ao garçom que era super atencioso e prestativo, mas o vinho, bastava levantar e escolher o titulo e uva da sua preferência.

Em todas as mesas havia um saca-rolhas justamente para que o cliente se sentisse em sua própria adega. Orgasmos múltiplos esse lugar.

Jantei  por lá dois dias. No primeiro comi uma Pizza de parma com tomates-cereja. O tempero...o parma dava o salgadinho todo especial a pizza.

No segundo dia comi uma maravilhosa e crocante pizza de camarões ao molho vermelho feito com tomates frescos.

Este dia harmonizei minha pizza de camarão com uma garrafa 750ml de um excelente Brut método tradicional (aquele mais seco e sem açúcar). Fiz o sacrifício de beber quase tudo sozinho.

Ainda sobrou Brut para tomar com sorvete de creme calda de sagu (calda feita no vinho) e lascas de morango. Saí de lá leve leve kkkkk

E aí curtiu nosso post do nosso convidado? Você também pode escrever sua experiência gastronômica pro blog, é só mandar um e-mail para comerecocaresocomecar@gmail.com

Viewing all 128 articles
Browse latest View live