Quantcast
Channel: Comer e coçar é só começar!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 128

Comilões pelo mundo – A cozinha Toscana

$
0
0

Escrito por Denya Pandolfi

Não há de se negar que a região da Toscana na Itália atrai os amantes de vinhos, mas o que muita gente não sabe é que a cozinha toscana é igualmente maravilhosa.

E hoje quem vai nos contar um pouquinho sobre a cozinha Toscana é a querida Denya Pandolfi  do Blog Grazie a Te.

pao-toscano

Pão Toscano – foto: Grazie a Te

A Toscana é a região italiana que ocupa um dos primeiros lugares quando o assunto é gastronomia. Sua cozinha  é simples e saudável, constituída de ingredientes frescos e genuínos. Em sua base está o pão, que vemos em diversas receitas.  Vou contar um pouquinho sobre os pratos locais com ênfase nas entradas típicas e dar endereços aqui de Firenze que sugiro para vocês experimentarem os antepastos.

ribolita-1160x684

Robollita - foto: Grazie a te

Bem, como falei, o pão (ah, o pão toscano é sem sal, rústico e com a crosta crocante) está presente em diversas receitas. Inclusive a sua reutilização fez com que surgissem ha séculos muitos pratos que até hoje fazem parte da cultura gastronômica local, como a panzanella, a ribollita, a pappa al pomodoro e a sopa de verduras.  E muitos pratos também são preparados com carne. Protagonista é a bistecca alla fiorentina, preparada com a carne Chianina, raça de boi da região do Val di Chiana e servida ao sangue. E as carnes de caça, como javali e lebre, são utilizadas para a preparação de molhos que acompanham as massas.

unnamed-002

Bistecca alla fiorentina - foto: Grazie a te

A cozinha toscana é considerada pobre (cucina povera), mas cheia de aromas! Os pratos respeitam as estações do ano, portanto existem muitos pratos sazonais. Nos meses frios as sopas de verduras e as massas com molhos de carne de caça (como javali), já no verão as receitas levam ingredientes mais leves e frescos com os produtos da estação. Se estiver passeando por aqui no verão não deixe de experimentar a pappa al pomodoro, uma sopa preparada com pão, tomate, alho e manjericão. É imperdivel!

Não posso absolutamente deixar de falar do famoso panino, streetfood típico que os toscanos preparam como ninguém!  No recheio do seu pão você vai poder escolher presunto, queijo, verduras e até mesmo peixe. Um tradicional panino típico de Firenze é feito com o lampredotto, que é a 4ª parte do estômago do boi.  E para entrar no ritmo dos locais, pegue o seu e coma também pelas ruas, essa é uma experiência inesquecível! E se acompanhado por uma tacinha de vinho, uhm....

1280px-Lampredotto_sandwich-1160x886

Lampredotto - foto Grazie a te

Além de ser uma região maravilhosa, a Toscana é uma terra rica que produz azeite de oliva e vinho e é famosa pela produção de presuntos e queijos, como o Pecorino, da região de Pienza (excelente se consumindo com mel!). Adoro pedir de entrada uma tábua com queijos e presuntos! Aliás, o antepasto é pra mim super especial!  Adoro as entradas servidas nos restaurantes toscanos, como  os saborosos crostini,  que tem como base  o pão tostado. Os crostini podem ser de fegatini (figado de frango), com queijo, nozes e mel, com tomate, com Lardo de Colonnata ou feijão com azeite.  Peça um antipasto misto toscano que você não vai se arrepender!

Aqui em Firenze, meus locais prediletos para degustar o antepasto, como os crostini e as tábuas de queijo e presunto são:

Fuori Porta - via del Monte alle Croci, 10 r

Trattoria Marione-  via della Spada, 27

Quattro Leone - Piazza della Passera

Il Santo Bevitore - via Santo Spirito, 64

Recentemente escrevi um post sobre os pratos típicos da Toscana. Você pode conferir mais detalhes clicando  aqui.: http://grazieate.com.br/pratos-tipicos-da-toscana/


Viewing all articles
Browse latest Browse all 128