Escrito por Dani Bispo
Quando tudo parecia calmo surge uma super promoção da Ibéria para nos levar para Europa menos de 6 meses depois de termos retornado.
E dessa vez a (minha) família Buscapé foi junto.
Na verdade esta era uma viagem planejada há muito tempo mas sempre por um motivo ou outro era adiada.
O Roteiro
Para começar a trip fizemos uma paradinha de algumas horas em Madrid.
Desculpa ideal para dar um pulinho no mercado San Miguel.
Pegamos um ônibus no aeroporto que nos levou direto ao Centro, foi rapidíssimo (30 minutos) e prático.
Como era um sábado de sol a cidade estava lotada de eventos.
Já estive em Madrid em 1996 (ops!) mas não lembrava muito bem da cidade. Amamos a experiência no mercado mas achei muito lotado e turístico.
Sei que em Madrid tem outros mercados ótimos. Desculpa perfeita para voltar.
Ao chegar na Itália fomos direto para Rimini na Emília Romagna onde moram meus sogros.
Ficamos ali por 5 dias e de carro fomos passear nas cidades vizinhas Riccione, San Marino e Santarcangelo bem como fizemos um bate e volta de trem à Veneza.
Bolonha estava nos planos mas foi cancelada por motivo de forte calor e cansaço.
Findo os 5 dias pegamos nossas trouxinhas e partimos para Florença.
Passamos um dia e uma noite por lá. É pouco eu sei, me arrependi de não ter tirado um dia da programação de Roma para ficar mais na cidade que apesar de quente e cheia sempre encanta.
Próxima parada foi Roma onde curtimos 4 dias e 3 noites Alugamos um apartamento ótimo na cidade inclusive. No fim do post eu falarei melhor sobre os lugares que ficamos.
Roma estava especialmente infernal: quente e lotada de turistas. Para nós que estamos acostumados a visitar a cidade na calma do inverno foi traumático.
Não aconselho a meu pior inimigo Roma no verão. Ruas e museus lotados, a cidade estava muito quente, ar condicionado ineficiente e o pior, lidar com o mal humor dos Romanos.
Curta nossa Fanpage no Facebook
De Roma voamos direto para Marselha. Para chegar ao aeroporto de embarque contratamos um transfer com a Roma Limousine Car Service.
Pagamos 65 euros e tanto o serviço quanto o atendimento foram excelente. Precisamos antecipar a ida em cima da hora e foram super flexíveis quanto ao horário.
Siga-nos no instagram e acompanhe nossas viagens @comerecocar
A van era nova, tinha ar condicionado gelando e o motorista simpático (artigo de luxo em Roma no verão).
Como éramos 5 adultos o preço acabou ficando igual ao do trem que leva ao aeroporto só que com a comodidade porta à porta e sem ter que carregar malas pelas estações quentes e lotadas.
Ao chegar no aeroporto de Marselha pegamos o carro alugado e partimos direto para o nosso hotel em Avignon, Vancluse.
Agora um desabafo, gente, como alugar carro na Europa é caro!!! Para quem está acostumado a preços de aluguel dos EUA pode ser um rombo no orçamento;
Em Avignon dormimos 2 noites.
No primeiro dia fomos à Abadia Sénanque, Gorges e Roussilon mas a chuva nos pegou no caminho e resolvemos voltar, explorar Avignon e deixar para retornar no dia seguinte.
No dia seguinte o tempo melhorou e voltamos a Gorges, Roussillon e ainda Lourmarin (o vilarejo mais bonito da França) e de lá partimos direto para Aix-en-Provença onde ficamos 3 noites e 2 dias inteiros.
No primeiro dia fomos explorar o Canyon du Verdon. Infelizmente por causa do vento o Lac Saint Croix estava fechado à navegação. Nosso plano que incluía alugar uma lancha por lá para explorar o Canyon foi por água abaixo.
Como não podíamos ver o Canyon de baixo subimos até o Point Sublime para vê-lo de cima. Nota: Subi e desci passando mal em uma estrada de mais de 30 km de curvas.
De lá partimos para visitar Moustiers Sainte Marie, uma cidadezinha encravada nas rochas. Linda!
No dia seguinte íamos nos dividir entre Aix e Cassis mas o dia amanheceu nublado estávamos muito cansados. Preferimos deixar Cassis como desculpa para uma próxima viagem.
Ficamos por Aix-en-Provença e amamos. É uma cidade grande e linda. Uma mini Paris com ares provençais. Vale muito a pena gastar uns 3 dias para explorar a cidade.
Ah já ia esquecendo de falar da comilança, lógico.
Na Itália queríamos mostrar lugares bem bacanas para a família então preferimos não arriscar e fomos em restaurantes que já conhecíamos.
Dessa vez, sem dó nem piedade, exageramos nas massas e vinho.
Em contrapartida na Provença fomos à vários lugares novos e bacanas. Aliás comemos muito bem na Provença. Enfim podemos dizer que também amamos a cozinha Francesa.
Na realidade estou desconfiada que o marido virou a casaca e está gostando mais da cozinha provençal (que é muito rica em legumes e ervas, coisa que ele ama) do que da cozinha Italiana (ele vai me matar)!
Espero conseguir atualizar esse blog nas próximas semanas.
Abaixo está a nossa lista de hospedagem dessa viagem.
Hospedagem
Todas as reservas nós fizemos pelo booking (que não é nosso parceiro nem ganhamos nada para divulgá-los).
Nosso critério de escolha foi sempre locais simples, bem localizados e com preços em conta.
Como nosso Budget nos obriga a priorizar, preferimos gastar nosso dinheirinho comendo bem.
Roma – Vatican House. O apartamento é ótimo!
As instalações são novíssimas e está localizado em frente à estação de metro Cipro.
É perfeito para famílias já que o apartamento conta com 2 quartos (1 cama de casal + 1 cama de solteiro cada um).
Além disso tem um banheiro e cozinha totalmente equipada.
Ah ainda tem o detalhe que está localizado em frente ao Pizzarium a melhor pizza al taglio de Roma ( você acha que eu ia perder a chance de ficar ali?).
Só a título de informação: comemos lá quase todos os dias.
Avignon – Ibis Budget. Apesar das instalações serem simples, é muito limpo e bem localizado (principalmente para quem está de carro e precisa de estacionamento). Ótima relação custo/benefício.
Foto: site booking
Aix-en-Provença - City Résidence . Esse foi a grande surpresa da viagem.
Como era super baratinho achei que ia ser a maior furada (meu irmão vetou um outro que tinha reservado que custava o dobro do preço mas tinha piscina e jardim).
Quando chegamos achamos ótimo, os quartos eram exatamente como nas fotos.
fonte: aqui
Na verdade o City Residence são flats equipados com cozinha, banheiro e quartos simples, limpos e confortáveis.
fonte: aqui
Perfeito para quem vai passar o dia fora e ainda quer passar no mercado para comprar umas coisitas e preparar seu próprio jantar francês.
Nossa comilança noturna de dia dos namorados: vinho, queijos, frios, patês e cia
O quarto que ficou meu irmão, mulher e meus sobrinhos eram dois quartos integrados e ainda tinha lavadora de louça da cozinha.
Super indicamos.
É isso pessoal, aguardem que em breve terá mais dicas de comilança por aqui.