Escrito por Dani Bispo
Apesar da Itália ser um país de culinária maravilhosa, comer bem a preços "humanos" em uma cidade super turística como Verona não é uma tarefa das mais fáceis.
Apesar da Itália ser um país de culinária maravilhosa, comer bem a preços "humanos" em uma cidade super turística como Verona não é uma tarefa das mais fáceis.
Estivemos na cidade no último fim de semana e tivemos um pouco de dificuldade de encontrar um restaurante que oferecesse pratos típicos de culinária local a bons preços.
No meio da dificuldade, nossa primeira saída foi recorrer ao trip advisor que nos levava sempre para restaurantes com pratos nada típicos e preços altos.
Quem me acompanha por aqui sabe que quando estou em uma cidade faço questão de comer a culinária local.
Não venha me oferecer lasagna alla bolognese em Verona. Lugar de comer esse prato é em Bolonha e ponto final!
Eu nunca viajo sem minha dicas de restaurantes locais sempre cuidadosamente pesquisadas, justamente para evitar esse tipo de problema.
A solução imediata foi pedir ajuda para a Isa do blog Italia per Amore - uma expert no Veneto - pelo whatsapp mas infelizmente a internet nos deixou na mão justamente enquanto esperávamos sua resposta. O jeito foi caminhar, olhar cardápios e arriscar.
Osteria Alcova del Frate
Nossa estratégia foi nos mantermos mais longe possível da Piazza Bra e da Arena de Verona - ponto alto dos restaurantes turísticos da cidade - mas ainda dentro dos limites do centro histórico.
E caminhando, olhando cardápios e mesas cheias encontramos oOsteria Alcova del Frate.
Sentamos do lado de dentro do restaurante que diga-se de passagem é uma gracinha.
Começamos nossa refeição com uma salada. Nada de especial, simplesmente folhas.
Como prato principal, o marido pediuTagliatelle secondo Stagione - Nesse caso a massa tipo tagliatelle vinha com molho de seppia e zucchine (molusco sepia e abobrinhas).
Delicioso mas não chegou nem aos pés do meu Bigoli alle sardelle, pinoli, pomodori pelati, olive in olio della Valpantena - Massa tipo bigole (umspaghetti grosso com molho de tomates e sardinhas). Obviamente acompanhado por um vinho da região, o Heletto Rosso Veneto i.g.t.
meu bigoli alle sardelle |
cheesecake |
Empolgados com a boa escolha fechamos a refeição com uma sobremesa nada típica, mas adaptada ao paladar italiano: cheesecake.
Osteria Alcova del Frate: Via Ponte Pietra, 19A, Verona
Osteria Giulietta e Romeu
Depois de ter acabado nossa refeição na Osteria Alcova del Frate, consegui acessar à internet e ler a mensagem deixada pela Isa.
Ela nos sugeriu a Osteria Giulietta e Romeu que fica entre a Piazza delle Erbe e a Chiesa Sant'Anastasia.
Aproveitamos que era nosso caminho e demos uma passadinha lá para espiar o cardápio.
Infelizmente estava fechada, mas fizemos algumas fotos para deixar como dica aqui para vocês.
Osteria Giulietta e Romeu: Corso Sant'Anastasia, 27, Verona
Locandina Cappello
Na noite anterior chegamos à cidade cansados e queríamos um local para "beliscar" algo leve perto do hotel. Acabamos entrando na Locandina Cappello.
O que nos chamou atenção foi a vitrine do bar cheia de tapas.
Chamadas na Itália de tartines ou em veneziano, decicchetti essas delicias chegaram quentinhos à nossa mesa e estavam uma delícia.
Chamadas na Itália de tartines ou em veneziano, decicchetti essas delicias chegaram quentinhos à nossa mesa e estavam uma delícia.
Aproveitamos para saborear algumas acompanhado por um prosecco que aliás é uma das bebidas que só pode ser produzida em uma delimitada região do Veneto.
Mas típico que isso, impossível.
Locandina Cappello: Via Cappello, 16, Verona VR