Escrito por Natalia Itabayana
A comilona de hoje vem da bela Provença, região Francesa famosa pelas lavandas mas também pelo sol e mar estonteante.
A Natalia Itabayana do blog Destino Provence vai nos contar qual seu prato preferido na região onde mora e os melhores locais para come-lo.
Sou uma comilona inveterada de peixes, mas mineira morando a pelo menos 400km do litoral, cresci comendo peixe fresco nas férias de verão em Cabo Frio, ou vez ou outra minha saudosa avó materna nos deliciava com sua inconfundível moqueca capixaba.
Quando nos mudamos pra França, me senti privilegiada por morar numa região ensolarada, mesmo durante os frios e curtos dias de inverno, e a pouquíssimos kilômetros de distância do meditarrâneo.
Foto: Natalia Itabayana
Moramos em Aix-en-Provence, no sul da França, há quase sete anos, e ao longo desse tempo já degustamos a colorida e saborosa culinária provençal com certa frequência, e elegi a peixada marselhesa como um prato típico de figurar nessa coluna dos comilões por dois motivos : a história do prato e a possibilidade de degustar com vista pro mediterrâneo.
A bouillabaisseé uma peixada de restos de pesca: os pescadores, depois de separarem os peixes pra vender na feira pela manhã, recolhiam as sobras que não necessariamente interessavam os clientes e preparavam um cozido pra família.
Foto: Natalia Itabayana
Os peixes usados na bouillabaisse são chamados peixes de rocha pelo fato de serem encontrados, adivinhem onde? Esses peixes iam parar invariavelmente nas redes dos pescadores, mas por serem pouco procurados, eram descartados, ou melhor, eram a comida da família.
Aos poucos, a peixada ganhou fama e lugar inclusive em restaurante estrelado, e hoje os peixes de rocha tem lugar ao lado dos demais nas bancas da feira no Vieux Port em Marseille.
O nome“bouillabaisse” vem da forma de preparo da peixada: quando a sopa ferve (no francês, bouillir) deve-se abaixar o fogo (baisser em francês). Ela é servida acompanhada de batatas cozidas e de um delicioso molho à base açafrão e alho, chamado rouille (ferrugem em tradução literal, por conta da cor do molho).
Foto: Natalia Itabayana
Recentemente aprendemos a cozinhar a bouillabaisse e vimos que, apesar da extensa lista de ingredientes e da aparente complexidade da receita, quando feita em família torna-se uma refeição extremamente convivial e agradável de preparar, e cujo tempo de preparação passa na mesma facilidade com que os cubos de gelo do aperitivo derretem sob o calor provençal!
Bom, vamos ao que interessa, os endereços de restaurantes onde essa delícia é servida!
Antes de tudo, vale salientar que somente em Marseille o prato tem o nome de Bouillabaisse, mas uma peixada igualmente boa é servida no litoral provençal com o nome de“marmite du pêcheur”.
Foto: Natalia Itabayana
Quando experimentamos o prato pela primeira vez fomos ao restaurante Le Rhul, que fica na avenida beira-mar em Marseille, e ainda fomos brindados com um belíssimo pôr-do-sol e uma mesa com vista pro mediterrâneo.
Foto: Natalia Itabayana
Também me recomendaram na mesma época os restaurantes Chez Michel (estrelado pelo guia Michelin), Le Petit Nice e Chez FonFon, que fica no pitoresco Vallon des Auffes, um porto muito charmoso não muito longe do Vieux Port. Vale lembrar que o prato demanda uma preparação minuciosa e demorada, por isso é importante garantir a reserva com antecedência. Além disso, dada a quantidade e valor dos ingredientes, vale reservar um extra no orçamento da viagem, mas garanto que vale cada euro! Quem já experimentou ?
Endereços :
269, Corniche Kennedy – Marseille – (33) 4 91 52 01 77
Anse de Maldormé, Corniche Kennedy – Marseille – (33) 4 91 59 25 92
6, Rue des Catalans – Marseille – (33) 4 91 52 30 63
140, Vallon des Auffes – Marseille – (33) 4 91 52 14 38